Esforço financeiro na atribuição de subsídios sociais ascende a perto de 2 milhões de euros

Domingos Bragança, no final da Reunião do Executivo Municipal desta quinta-feira, 30 de maio, destacou o esforço financeiro da autarquia nos apoios sociais.

No final da Reunião do Executivo Municipal, que teve lugar na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, Domingos Bragança, destacou o esforço financeiro da autarquia no apoio social, nomeadamente os 1.716.087,91€ às IPSS que apresentaram candidaturas para o ano de 2019, ao abrigo do Regulamento de Apoio às Instituições de Solidariedade Social, bem como os valores envolvidos nos apoios às Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF).

As candidaturas das IPSS foram avaliadas de acordo com os critérios previstos no regulamento, nomeadamente com base na qualidade e interesse dos projetos, na continuidade e qualidade de anteriores execuções, no seu grau de criatividade e inovação, entre outros. Foram 94 as Instituições de Solidariedade Social apoiadas, sendo que as que usufruíram de maior verba foram as que apresentaram respostas sociais de extraordinária importância para a comunidade e que dão resposta ao Plano de Desenvolvimento Social para o Crescimento Inclusivo 2015-2020.

Domingos Bragança referiu que, no próximo ano, sem prejuízo dos apoios que se revelem fundamentais, deverá procurar-se o não aumento dos valores agora atribuídos e,se possível, baixá-los de forma a conseguir um maior equilíbrio no investimento municipal. O Presidente da Câmara fez questão de frisar: “não deixaremos de apoiar as causas sociais que nos parecerem decisivas e fundamentais para a equidade social no nosso concelho”.