Condenada a cinco anos de prisão por 15 assaltos em Braga e Vila Verde

É de Cervães, Vila Verde. Fez 15 assaltos a casas na freguesia e noutras do concelho, mas também em Amares e em Braga. Foi, esta segunda-feira, condenada a cinco anos de prisão no Tribunal de Braga. Pena que foi suspensa por igual período na condição de aceitar receber tratamento psiquiátrico, dado que é bipolar.

Maria Júlia Azevedo Costa, de 51 anos, nascida e residente em Cervães, fez o primeiro assalto na Lage em 2017, introduzindo-se numa casa, partindo o vidro de uma janela e de onde retirou vários objetos, nomeadamente uma televisão LCD e um tablet.

Seguiram-se furtos de maior monta em Oleiros (dois de 7800 euros) e na Lage, onde furtou coisas que valiam 1600 euros.

Já em 2018, fez casas em Prado, Amares, Merelim e Frossos, Braga. Ao todo terá feito furtos no valor de 50 mil euros, alguns com transporte numa carrinha Peugeot que possuía de dezenas de objetos.

Antes de partir o vidro das janelas, tocava a campainha das casas, várias vezes, para se inteirar se havia alguém em casa. Em três ocasiões, foi surpreendida pelos donos ou por uma filha menor, tendo fugido.

No último dos assaltos, quando regressava a casa na carrinha foi interceptada pela GNR que já a vigiava. Tentou fugir acabou por embater na viatura policial. E ia albaroando um militar que se encontrava apeado.

Na valoração da pena, o coletivo de juízes teve em conta que a arguida sofre de doença psiquiátrica, tendo estado quatro vezes internada. Por isso, ficou obrigada a sujeitar-se a tratamento médico sob orientação dos técnicos do Instituto de Reinserção social.