Organizados pelo Cineclube de Guimarães e apoiados pela Câmara Municipal, estes dois eventos do calendário cultural de Guimarães são já uma marca da cidade.
A 4º edição de As Canções e os Filmes e a 31ª edição do Cinema em Noites de Verão – eventos organizados pelo Cineclube de Guimarães que contam com o apoio da Câmara Municipal – foram hoje apresentados em conferência de imprensa, nos arcos doas antigos Paços do Concelho, no Largo da Oliveira.


Carlos Mesquita, presidente do Cineclube, explicou os três segmentos que compõem o cartaz de As Canções e os Filmes, que este ano contam com uma nova banda em palco, ainda que mantendo a designação de Rockin’ In Movies Band. No primeiro segmento, será recordado o último mini-concerto dos Beatles, o chamado The Beatle’s rooftop concert, que deu origem ao filme documentário de 1970 “Let it Be”. Esta séria a última atuação pública dos Beatles, que se dissolveriam em 1970. O segundo segmento é uma evocação do primeiro grande festival de Rock, o Woodstock. Serão tocados temas do Woodstock Film festival, de músicos como Joe Cocker, Joan Baez, Janis Joplin, Santana, entre outros. Na última parte, ouvir-se-ão temas de filmes como Philadelphia, Forrest Gump ou Bohemian Rhapsody. Para Carlos Mesquita, a qualidade da banda que atuará é garantia de uma excelente noite. As Canções e os Filmes sobem ao palco no dia 24 de julho, quarta-feira, às 22h00.

Falando da 31ª edição de Cinema em Noites de Verão, o presidente do Cineclube referiu ser este evento já um clássico e que “o crescimento só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal”. Carlos Mesquita não deixou passar a oportunidade para agradecer publicamente à Câmara Municipal e à Vereadora da Cultura e Vice-Presidente, Adelina Pinto, pelo facto de poderem dispor de um projetor digital de cinema, o que permite a exibição de filmes recentes. Lembre-se que o financiamento do projetor digital foi votado na última reunião de câmara, ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Subsídios às Entidades Culturais, Artísticas, Recreativas e Humanitárias de Guimarães. Cinema em Noites de Verão vai apresentar 8 sessões no Largo da Oliveira, nos dias 7, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de agosto, sempre com início às 22h00.

A encerrar a conferência de imprensa, Adelina Pinto, Vice-Presidente e Vereadora da Cultura, agradeceu ao Cineclube de Guimarães “pela longevidade, lealdade e aposta continuada no cinema, enquanto eixo cultural”. “Só podemos ser parceiros, pois não faz sentido a Câmara Municipal programar cinema quando existe uma instituição de referência como o Cineclube a fazê-lo, e fazê-lo com muita qualidade”, disse. Adelina Pinto destacou ainda outras parcerias com o Cineclube em curso, como é o caso da programação de cinema infantil que será feita no âmbito das atividades de A Oficina.

veja aqui o PROGRAMA