Para além, de ser uma fonte de prazer a masturbação é uma necessidade física, podendo a ajudar a relaxar e a combater o stress, a ansiedade e a tensão.

A masturbação é uma prática normal em todas as idades e em ambos os sexos.

Segundo a publicação Plena Mulher, a frequência de masturbação varia entre homens e mulheres, alguns optam por se masturbarem diariamente, outros ocasionalmente e alguns nunca. De acordo com a sexóloga Carla Cecarello, não existe uma frequência específica e tudo depende de como a mulher determina o que é melhor para si.

“A masturbação deve ocorrer tendo em conta a vontade e fantasias sexuais que a mulher tem, pois, só isso desperta nela o interesse para essa prática”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os indivíduos não se devem masturbar mais do que três vezes ao dia, pois, além do recomendado já pode ser considerado um comportamento patológico. Se alguém se masturba com muita intensidade e frequência, acima do sugerido pela OMS, poderá ser percetível um comportamento de ansiedade e compulsividade.

Benefícios da masturbação

Os benefícios podem ser físicos e psicológicos. A masturbação contribui para que a mulher seja mais ousada durante a relação sexual com o parceiro, dando azo à realização de fantasias sexuais. “Durante o ato, a mulher aprende a perceber mais as suas sensações, o tipo de toque que mais lhe agrada. Além disso, ajuda para que esta inicia um diálogo com seu parceiro sobre aquilo que prefere e mais gosta”.

A masturbação contribui ainda para que a mulher conheça bastante o seu corpo, o que é fundamental para relaxar e atingir o orgasmo.