As Jornadas Europeias do Património decorrem este fim de semana.
Os dias 27, 28 e 29 de setembro são dedicados às Jornadas Europeias do Património 2019, este ano com o tema “Artes, Património e Lazer”, coordenado pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC).
Em Guimarães estão programadas várias iniciativas que se estendem pelo território concelhio. Na Casa da Memória é possível apreciar a exposição “Os Rostos do Meu Bairro”, na base de um projeto realizado em colaboração com a cooperativa Fraterna. Na Loja Oficina está patente a exposição de António Silva, um artesão com ateliê em Aldão, que se entusiasmou pela prática do modelismo tornando-se num especialista em réplicas de embarcações históricas.
O Museu Alberto Sampaio promove esta sexta-feira a oficina “A Minha personagem preferida”, na sequência do teatro de marionetas, onde os alunos poderão participar num ateliê de pintura e retratarem a sua personagem preferida. No sábado realiza-se a iniciativa “À descoberta do Museu Alberto Sampaio”, entre as 10h00 e as 17h00. No domingo, 29 de setembro, decorre a iniciativa “À descoberta da Praça de Santiago” (10h00 às 17h00), com a ajuda de um divertido guião, onde pequenos e graúdos poderão, de uma forma autónoma, descobrir algumas das curiosidades desta que é uma das praças mais antigas do Centro Histórico de Guimarães.
No Paço dos Duques de Bragança, está programado para sábado, às 15h00, o “Percurso pelo Monte Latito” (Castelo, Igreja de S. Miguel e Paço dos Duques). No domingo, às 15h00, realiza-se o teatro de marionetas – “O Afonso e a Constança, primeiros duques de Bragança!”. Durante o fim de semana cumpre-se ainda o roteiro “Da Vila de Cima à Vila de Baixo”, que permite conhecer alguns dos principais marcos da história de Guimarães de uma forma divertida. O percurso começa na Vila de Cima, onde estão alguns monumentos ligados à Fundação da Nacionalidade – Castelo e Igreja de São Miguel de Guimarães – e o Paço dos Duques de Bragança, e termina na Vila de Baixo, onde se encontram as principais praças – Praça de Santiago e Praça da Oliveira.
O Museu de Agricultura de Fermentões apresenta esta sexta-feira o projeto “A Escola vai ao Museu”, com Professores e Alunos do Agrupamento Fernando Távora e o projeto “O Museu vai à Escola”, numa organização de Núcleos Museológicos Temáticos do Museu (EB1 de Penselo e EB1 de Caneiros). No sábado, está previsto a inauguração da Exposição Permanente de Canecas Artísticas (11h00), Convívio de “Os Amigos do Museu” (15h00), Torneio Relâmpago de Sueca (15h30) e lanche popular entre os participantes no Torneio de Sueca (17h30).
Nas Caldas das Taipas, está agendada a tertúlia “O Património Termal e a atividade turística nas Caldas das Taipas (1818 – 2019)”. Sessão realiza-se na sede da Junta de Freguesia, esta sexta-feira, pelas 21h30. No sábado decorre uma visita guiada através de um percurso pelo património termal e turístico de Caldas das Taipas, a partir das 10h30, e terá como guia o historiador António José Oliveira.