O Sporting derrotou este domingo o Vitória de Guimarães por 3-1, no Estádio José de Alvalade, em jogo da 8.ª jornada da Primeira Liga.
Jesé (29′), Acuña (32′) e Coates (74′) fizeram os golos do triunfo leonino, com Léo Bonatini (67′) a reduzir para a equipa minhota.
O Sporting recebeu o Vitória em claro momento de crise em Alvalade. E este não era claramente o adversário mais desejável, até porque entrava nesta oitava jornada à frente dos leões na classificação (quarto contra oitavo), embora por apenas um ponto, e que tem demonstrado muita qualidade de jogo no que levamos de temporada – veja-se a excelente exibição realizada em Londres, frente ao Arsenal.
O Sporting ocupava o oitavo lugar da tabela classificativa com 11 pontos. Os vitorianos seguiam na quarta posição com 12. Só se verificariam alterações na tabela classificativa em caso de empate ou vitória dos leões. Se se verificasse a divisão de pontos, os leões superariam Santa Clara e Rio Ave, igualando Tondela e Boavista, mantendo-se um ponto atrás do V. Guimarães. Com o triunfo, os leões passam aquelas quatro equipas e saltam para a quarta posição ocupada pelo adversário desta noite.
No VAR esteve André Narciso auxiliado por Venâncio Tomé. Artur Soares Dias foi o árbitro principal deste encontro, assistido por Rui Licínio e Paulo Soares. David Silva foi o quarto árbitro
Na próxima jornada, os vimaranenses recebem o Belenenses SAD (quarta-feira, dia 30, às 20h00).
Onze do Sporting: Renan; Rosier, Coates, Mathieu e Acuña; Bruno Fernandes, Doumbia e Eduardo; Vietto, Bolasie e Jesé.
Onze do Vitória de Guimarães:Miguel Silva; Victor Garcia, Tapsoba, Frederico Venâncio e Florent; Mikel Agu, Lucas Evangelista e André Almeida; Marcus Edwards, Bonatini e Davidson.
Suplentes do Sporting: Luís Maximiano, Ilori, Borja, Miguel Luís, Gonzalo Plata, Rodrigo Fernandes e Luiz Phellype.
Suplentes do V. Guimarães: Douglas, Pedro Henrique, Rafa Soares, João Teixeira, Al Musrati, Rochinha e André Pereira.
Treinador do V. Guimarães assume que falta de concentração foi determinante.
Apesar de ter sido derrotado pela quarta vez consecutiva (uma para a Taça de Portugal e Liga NOS e duas para a Liga Europa), Ivo Vieira assume não sentir o seu lugar em risco no comando do V. Guimarães, até porque, no seu entender, a equipa tem jogado de uma forma que considera ser positiva. Ainda assim, em análise ao encontro com o Sporting, Ivo Vieira admite que faltou alguma concentração, que acabou por sair cara.
“Por aquilo que o Vitória tem feito, atrevo-me a dizer que me sinto perfeitamente seguro, mas também sei que, se alguém tem de pagar, são os treinadores. Sinto que o meu trabalho está a ser bem feito e a resposta que a equipa dá a cada jogo espelha isso. Tenho de valorizar muito aquilo que os jogadores fizeram. Tivemos mais posse e mais ataque. Assumo a responsabilidade pela derrota.
Tem de haver mais concentração nas tomadas de decisão. Temos um leque de juventude, sinto um privilégio enorme treiná-los, mas precisam de crescer como atletas. As vitórias ajudam nesse crescimento e não têm acontecido. Temos de dar tempo aos jogadores, embora perceba que a sede dos vitorianos é ganhar e somar pontos.
Veja aqui os melhores momentos do jogo desta noite: