Os bracarenses subiram ao nono lugar, os ‘conquistadores’, permanecem no quinto lugar.

O Sporting de Braga venceu, este domingo, no terreno do rival Vitória de Guimarães, por 2-0, para a 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, após dois jogos sem vencer na competição.

O SC Braga chegou a vantagem aos 24 minutos por Paulinho, num lance onde Douglas ficou mal na ‘fotografia’. Cruzamento de Esgaio na direita e o ponta-de-lança, no coração da área, a atirar à figura de Douglas mas este não consegue deter o remate.

Aos 71 minutos, Galeno fez o 2-0 para os ‘guerreiros’. Corte incompleto de Florent para a entrada da área e o extremo “canarinho” a dominar a bola e rematar para fora do alcance de Douglas.

O Vitória de Guimarães, que somou o segundo encontro sem vencer, depois do empate no recinto do vizinho Moreirense (1-1), permanece no quinto lugar, com 16.

Declarações de Ivo Vieira, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (0-2) frente ao Sp. Braga:

«Por aquilo que foi o jogo acaba por ser o resultado que se concretizou porque o Braga fez dois golos e não fizemos nenhum. Procurávamos os três pontos perante a nossa massa, é um momento de tristeza não poder dar aquilo que desejávamos. Foi o que o jogo deu, uma equipa com bloco médio baixo a jogar em transição. Provocou-nos muitos danos a joga em transição. Não fomos capazes de produzir o volume de jogo que normalmente fazemos e fez-se a diferença de jogo nessa eficácia do Braga, expusemos muito a equipa. O que fez a diferença foram os duelos que não se ganharam, o Braga foi mais competente. Perdemos três pontos, o caminho continua, obviamente que é duro este resultado em nossa casa perante os nossos adeptos, a verdade é que conseguiram ser mais fortes».

Sobre a questão do seu primeiro derbi Ivo Vieira respondeu «É um dérbi, o ambiente estava fantástico e daí nossa tristeza por não conseguir responder. Era um jogo apetecível, mas também a diferença pode-se fazer por aí. Não me quero esconder atrás da nossa juventude perante uma equipa com jogadores mais maduros, o que muitas vezes acrescenta algo ao jogo. Perante o que a equipa tem feito perante adversários fortes não havia razão para falhar hoje, não fomos competentes nem intensos o suficiente nos duelos. O dérbi tem sempre um peso emocional grande, mas temos de saber gerir o peso do mesmo com o que temos de fazer em cada momento do jogo».

Declarações de Sá Pinto, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (0-2) sobre o V. Guimarães:

«O Braga tem estado sempre bem, se falarmos só dos resultados da Liga é que não têm sido coincidentes com a nossa qualidade de jogo. De resto, no domínio, controlo e chegadas temos sido fortes. Há muito que merecíamos uma vitória como esta, conquistada com todo o mérito».

«O resultado é justo, é demasiado evidente. Acho que fomos superiores na qualidade, na chegada, controlámos o jogo do princípio ao fim e podíamos ter feito mais golos. O adversário não teve oportunidades e não é fácil jogar em Guimarães, que tem uma boa equipa. Sabíamos que era um dérbi, especial, sabemos a importância deste resultado. Fizemos um jogo muito completo, os jogadores estão de parabéns. Também agradecer aos nossos adeptos, que estiveram qui em grande número».

Questionado sobre o primeiro derbi Sá Pinto respondeu da seguintre forma «É um dérbi fantástico, os adeptos de Guimarães são também fervorosos, apaixonados. Deram muito ao jogo, os do Braga também. Parabéns ao público que veio, um dia chuvoso e difícil para todos, um dérbi que todos gostam de viver».

Veja aqui os melhores momentos da partida


Veja aqui o ambiente fantástico num derbi emocionante que colocou frente a frente as duas maiores equipas do minho