O Município de Braga tem em vista vários investimentos nas áreas da educação, património e, sobretudo, da mobilidade.

Uma das prioridades do Município de Braga  para o próximo ano passa pelo reforço da segurança rodoviária. Em declarações à Universitária o presidente da autarquia garantiu que 2020 será feito de mudança e investimento, principalmente, na área da mobilidade, educação e património.

No novo ano vão arrancar intervenções na Variante da Encosta, no eixo formado pelas Avenidas D. João II, Alfredo Barros e dos Lusíadas, mas também nas Zonas 30. Ricardo Rio não escondeu que a rede viária de Braga “tem sofrido bastante devido à degradação das estradas” que têm estado sujeitas às condições climatéricas adversas e, sobretudo, ao desgaste do tempo.

O projecto “Eu já passo aqui” será outra das apostas da autarquia. Recorde-se que a iniciativa prevê a intervenção em 81 atravessamentos e a criação de 61 passadeiras sobreelevadas e inteligentes com o objectivo de aumentar a acessibilidade e a segurança rodoviária nos principais acessos às escolas. Um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros que será submetido a uma candidatura no âmbito do PAMUS – Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável.

No entanto, para Ricardo Rio o grande momento de 2020 será a inauguração do requalificado Mercado Municipal de Braga que de acordo com as projecções da CMB deverá acontecer por altura do S. João. O edil considerou o projecto como “emblemático”, sendo que se trata de um equipamento “histórico na cidade dos arcebispos”. 

Para o novo ano está prevista a entrada de 12 milhões de euros, fruto de um empréstimo que o município irá contrair. As verbas serão canalizadas para intervenções em seis escolas do primeiro ciclo na cidade dos arcebispos, são elas: a EB1 S. Pedro d´Este, a escola de Figueiredo, Nogueira, Fraião e do Bairro Eduardo Pacheco, que vai passar a contar também com Jardim de Infância. Aqui entram também as intervenções na rede viária, assim como os trabalhos que vão arrancar, em 2020, na Ínsula das Carvalheiras.