A Bosch Car Multimédia, em consórcio com a Universidade do Minho, irá desenvolver um projeto de investigação e desenvolvimento (I&D) que representará um investimento de 26,3 milhões de euros e prevê a criação de 38 postos de trabalho.
A informação consta de um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República e que aprova a minuta final do contrato de investimento celebrado entre as duas entidades e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em representação do Estado Português.
De acordo com o documento, dado o seu impacto macroeconómico, considera-se que o projeto – denominado “Factory of the Future” – “reúne as condições necessárias à concessão de incentivos financeiros previstos para os grandes projetos de investimento”.
O projeto de I&D visa gerar novos conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento de soluções de industrialização, produção e controlo de qualidade de novos sistemas, produtos e componentes para a indústria automóvel, com aplicações nas diferentes fases da produção da fábrica da empresa localizada em Braga e que permita aumentar os seus níveis de produtividade, eficiência e qualidade.
“O Factory of the Future visa o aumento da competitividade da Bosch Car Multimedia, S. A., para atrair os principais projetos de industrialização de novos produtos no seio da divisão Car Multimedia do Grupo Bosch, contribuindo, assim, positivamente para a balança comercial nacional, através das exportações geradas por esses novos produtos”, lê-se.
Esta aposta na I&D orientada para as fábricas do futuro pode ainda dar origem ao aumento de investimentos nessa área por parte de outras empresas nacionais por via das ações de disseminação e valorização dos resultados do projeto, acrescenta-se.
Prevê-se, com este projeto, a contratação, pela Bosch Car Multimédia, “de 31 novos quadros com qualificação superior ao nível VI e, pela Universidade do Minho, de 69 bolseiros de investigação e de 7 novos quadros, com qualificação igual ou superior ao nível VII”.
O projeto integra um plano de divulgação dos resultados alcançados que comprova o empenho da Bosch Car Multimedia e da Universidade do Minho na promoção, divulgação e disseminação alargada dos mesmos, quer junto da comunidade científica e tecnológica, quer junto de potenciais setores e empresas interessadas, destacando-se, neste âmbito, a utilização das redes digitais profissionais, ‘websites’, ‘newsletters’, vídeos e brochuras promocionais.
Segundo o documento, “importa ainda salientar a relevância da organização de eventos científicos que permitam a partilha e divulgação dos resultados com os ‘stakeholders’ [partes interessadas] internos ao projeto, mas também, e na medida em que tal seja possível, com fornecedores e parceiros das instituições envolvidas no projeto”.
O projeto enquadra-se no regime contratual de investimento regulado pelo Decreto-Lei n.º 191/2014, de 31 de dezembro, e nos termos previstos na alínea a) do n.º 1 do artigo 62.º do referido Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização por se tratar de um projeto de grande dimensão cujo custo total elegível é igual ou superior a 10 milhões de euros e se revelar de especial interesse para a economia nacional pelo seu efeito estruturante para o desenvolvimento, diversificação e internacionalização da economia portuguesa, e ou setores de atividade, regiões e áreas considerados estratégicos.
O despacho foi assinado pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.