Está na RTP desde 2016, ano em que começou a ocupar o cargo de diretor-adjunto na Informação chefiada por Paulo Dentinho.

RTP escolheu, esta terça-feira, o nome de António José Teixeira para ocupar o cargo de Diretor de Informação da estação pública de televisão.

A TSF adianta que esta é a proposta da administração do canal, apresentada quinze dias depois do chumbo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) a José Fragoso – que acumularia o cargo de diretor de informação com o de diretor de programação.

António José Teixeira é diretor-adjunto da RTP desde 2016, ano em que integrou a direção de informação na altura chefiada por Paulo Dentinho.

Depois da saída deste último, António José Teixeira manteve-se no cargo como adjunto de Maria Flor Pedroso, que acabou por sair em dezembro por considerar não ter “condições para a prossecução de um trabalho sério”, no âmbito do conflito que envolveu a então diretora de informação da televisão da RTP e o programa “Sexta às 9” coordenado por Sandra Felgueiras, que envolveu uma investigação sobre o ISCEM, tendo a administração aceitado.

Em causa está um relato feito pela coordenadora do programa, em 11 de dezembro, numa reunião com o Conselho de Redação (CR) a propósito do programa sobre o lítio, em que adiantou que o “Sexta às 9” estava a investigar suspeitas de corrupção no âmbito do processo de encerramento do Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM), que passava pelo alegado recebimento indevido de “dinheiro vivo”.

Nesse âmbito, Sandra Felgueiras acusou Maria Flor Pedroso de ter transmitido informação privilegiada à visada na reportagem [diretora do ISCEM, Regina Moreira], o que a diretora de informação da RTP “rejeitou liminarmente”, de acordo com as atas do CR e com a posição enviada à redação pela diretora de informação da RTP na passada sexta-feira, a que a Lusa teve acesso.

António José Teixeira vai ter Carlos Daniel como diretor-adjunto e Luísa Bastos como subdiretora. Completam a equipa de diretores-adjuntos Adília Godinho, Joana Garcia e Hugo Gilberto. Rui Romano mantém-se como subdiretor.

Esta nova nomeação tem agora de passar pelo crivo da ERC, que no dia 23 de dezembro chumbou o nome de José Fragoso para o cargo de diretor de Informação da RTP.