Todo o cuidado é pouco.

O efeito da aquaplanagem acontece quando na estrada existe muita água que não é escoada. Se não houver uma boa drenagem no asfalto, a água pode acumular-se e fazer pequenas banheiras em que os pneus de um automóvel podem não ter controlo. O chamado ‘patinar num lençol de água’.

Que cuidados devemos ter numa situação destas? Primeiro de tudo é necessário identificar se o seu carro está em aquaplanagem. Se sentirmos uma retenção forte e a direção não controlável, é provável que estejamos a sentir o efeito da aquaplanagem.

Neste caso, a ação mais segura que pode ter é a de segurar no volante para evitar a perda da trajetória e não acelerar, nem travar. Se for estritamente necessário pode tentar acelerar, mas de forma muito suave e constante, para evitar “transferências de massas e possíveis derrapagens”, como nos diz a Vulco.

Além disto, apesar de não evitar que possa ficar com o seu carro num lençol de água, verifique com regularidade o estado dos seus pneus. Com piso molhado é essencial, para a sua segurança e para a de todos os automobilistas, ter pneus em bom estado para que não aconteçam situações indesejadas como a perda do controle do veículo.

Circule sempre a uma velocidade adequada debaixo de chuva e evite as zonas inundadas das estradas.