O Benfica venceu (3-1), este sábado, na visita ao Sporting de Braga num jogo em que até começou a perder, e está com um pé na final da Taça da Liga.

A equipa da casa marcou primeiro, por Keane (32), mas Darlene empatou pouco depois (36). Pauleta, já na segunda parte (70), colocou o Benfica na frente e, perto do fim, Cloé Lacasse sentenciou o triunfo encarnado (89).

Com esta vitória, o Benfica soma quatro pontos e, na última jornada da prova que se realiza pela primeira vez, recebe o Futebol Benfica (zero), tendo, teoricamente, uma tarefa mais facilitada para chegar à final do que Sporting (quatro) e Sporting de Braga (três) que se defrontam em casa das leoas no final do mês.

O Benfica, líder do campeonato e única equipa ainda invicta em Portugal, foi melhor durante quase toda a partida e justificou plenamente a vitória, diante de um Sporting de Braga que só a espaços conseguiu criar algum perigo, como quando, contra a corrente do jogo, originou a primeira grande oportunidade de golo – Laura Luís, de cabeça, não conseguiu desfeitear a guardiã encarnada (19).

O Benfica respondeu por Cloé logo a seguir e só uma defesa de recurso de Marie Hourihan impediu o golo à canadiana (21).

O primeiro golo da partida surgiu aos 32 minutos, com Keane, de cabeça, a dar a melhor sequência a um grande trabalho de Machia no lado esquerdo.

A vantagem das minhotas não durou muito tempo, porque, quatro minutos depois, o Benfica empatou, com Darlene a rematar de primeira após centro de Cloé, tornando infrutífera a tentativa de defesa de Marie Hourihan.

Na segunda parte, o Benfica voltou a demonstrar ser mais equipa e, já depois de Darlene ter estado muito perto do golo (62), Pauleta não perdoou após uma carambola na sequência de um canto (70).

O técnico das ‘arsenalistas’, Miguel Santos, reforçou o ataque com Francisca, Daniuska e Regina e quase recolheu os louros, mas Uchendu, por duas vezes de cabeça, atirou ao lado (78 e 87).

Seria mesmo o Benfica a dilatar a vantagem, aos 89 minutos, com Cloé a ser letal na área após uma falha de Diana Gomes.

Ficha de jogo:

Jogo no Estádio 1.º de Maio, em Braga.

Sporting de Braga – Benfica, 1-3.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores: 1-0, Keane, 32 minutos; 1-1, Darlene, 36; 1-2, Pauleta, 70; 1-3, Cloé, 89.

Braga: Marie Hourihan, Rayanne, Jana, Diana Gomes, Ágata Filipa, Vanessa (Regina, 77), Dolores, Shade Pratt (Daniuska, 75), Machia (Francisca, 75), Keane e Laura Luís (Uchendu, 63).

(Suplentes: Rute Costa, Uchendu, Daniuska, Francisca, Regina, Inês Maia e Denali Murnan).

Treinador: Miguel Santos.

Benfica: Dani Neuhaus, Catarina Amado, Caroline, Sílvia Rebelo, Yasmim, Pauleta, Andreia Faria (Ana Seiça, 86), Júlia Spetsmark (Lúcia Alves, 79), Cloé, Darlene e Nicole Raysla (Thembi Kgatlana, 63).

(Suplentes: Dida, Ana Seiça, Raquel Infante, Patrícia Llanos, Thembi Kgatlana, Lúcia Alves e Beatriz Cameirão).

Treinador: Luís Andrade.

Árbitra: Ana Afonso (Porto)..

Declarações de Luís Andrade, treinador do Benfica, após o jogo da segunda jornada da Taça da Liga de futebol feminino entre Sporting de Braga e Benfica (1-3), que hoje decorreu em Braga.

“Entrámos muito bem no jogo, surpreendemos o Braga ao ter mais posse de bola. Tínhamos que ter paciência nas transições defesa/ataque, as jogadoras foram incansáveis, fizeram tudo o que treinámos. Sofremos um golo contra a corrente do jogo, mas elas foram bravas, empatámos e, na segunda parte, viemos com o objetivo bem definido de vencer e, hoje, demos prova que fomos superiores.

Falta um terceiro jogo, o Futebol Benfica merece todo o respeito, nada está ganho, temos que conquistar os três pontos e só pensamos na vitória.

[Sobre críticas do treinador do Braga à arbitragem] É a opinião dele, não vou comentar”.

Declarações de Miguel Santos, treinador do Sporting de Braga, após o jogo da segunda jornada da Taça da Liga de futebol feminino entre Sporting de Braga e Benfica (1-3), que hoje decorreu em Braga.

“Gosto mais de falar do jogo, mas em dois de três jogos com o Benfica há decisões que não deviam ter sido tomadas. Começámos bem o jogo, adiantámo-nos no marcador e depois surge o empate num lance que devia ter sido parado no meio-campo. Na segunda parte, num lance com felicidade, o Benfica faz o 2-1, nós podíamos ter empatado, depois há uma falta sobre a Diana Gomes que não é marcada e, na sequência, é o terceiro golo do Benfica. Se assim não fosse, a dimensão mental dos últimos minutos teria sido diferente.

Acho que o Braga fez um jogo bastante razoável, também dou mérito ao Benfica, mas ficava mais preocupado se a equipa não tivesse criado oportunidades de golo.

Agora, temos mais um grande jogo com o Sporting em Alcochete, vamos lá para vencer e, se assim for, estaremos na final e depois preparemos o jogo para vencer a Taça da Liga.

Espero que o jogo em Alcochete seja semelhante ao último, com vitória do Braga, e que nos vários lances a análise [da equipa de arbitragem] seja correta”.