A Embaixadora do Uruguai, Brígida Scaffo, visitou durante o dia de hoje a cidade de Braga. Esta visita permitiu à InvestBraga e à Câmara Municipal de Braga mostrar à diplomata as vantagens competitivas da região, com a foco no dinamismo da cidade e da região, nomeadamente no domínio académico, do empreendedorismo e científico.
A sessão de boas vindas à diplomata aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, salientando que “Braga teve uma relação muito profícua com o Uruguai em 2016, ano em que a cidade ostentou o título de Capital-Ibero Americana da Juventude. “O Uruguai continua a ser um país de oportunidades e uma porta aberta para o Mercosul, pelo que queremos criar as melhores condições para que as nossas empresas aí possam operar de forma crescente em diversas áreas”, acrescentou o edil, que referiu ainda a vontade em “reforçar a componente da promoção turística e cultural”.
Por seu turno, a Embaixadora República Oriental do Uruguai, Brígida Scaffo afirmou que “pretende aproveitar o vigor e dinamismo de Braga nos assuntos comerciais, para promover negócios entre empresas de Braga e o Uruguai.” Adiantou que Braga pode ser um bom parceiro para o seu país nos setores da Tecnologia de Informação, Vestuário e Têxtil.
A Embaixadora do Uruguai, desde 2017, visitou a Reitoria da Universidade do Minho, acompanhada pelo cônsul honorário do Uruguai em Braga, Pedro Esteves e pela equipa da Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga. Durante o início da tarde, Brígida Scaffo travou conhecimento com a área de Internacionalização, pelas mãos de Carla Martins, pró-reitora da Universidade do Minho. A visita prosseguiu até à Startup Braga, onde a diplomata pode inteirar-se de todo o ecossistema empreendedor da região.
Tal como acontece habitualmente nas visitas dos Embaixadores, Brígida Scaffo conheceu também o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). Durante a visita ao INL, a diplomata foi recebida pelo diretor geral, Lars Montelius.
Recorde-se que as visitas de Embaixadores a Braga inserem-se no âmbito das ações de diplomacia económica entre Braga e outros países, com o objetivo de dar a conhecer aos diplomatas presentes em Portugal quem são os principais atores económicos, científicos e culturais do concelho de Braga, promovendo aquilo que de melhor se faz na região.