O Sp. Braga foi até à Madeira vencer o Marítimo por 2-1 num jogo que só ficou resolvido no oitavo minuto de descontos com golo do avançado Paulinho e o resultado permite aos minhotos manterem o 3º lugar da Liga NOS.

No rescaldo da eliminação da Liga Europa, os bracarenses inauguraram o marcador no Estádio do Marítimo logo aos cinco minutos, por intermédio de Trincão, mas a equipa anfitriã restabeleceu a igualdade aos 65, com um golo do argentino Correa, antes de Paulinho fixar o resultado, aos 90+8.

O Sporting de Braga, ainda sem perder no campeonato sob o comando do treinador Rúben Amorim, em nove jogos, reforçou o terceiro lugar, com 43 pontos, enquanto o Marítimo é 14.º, com 24.

Rúben Amorim, treinador do Sp. Braga, depois do triunfo sobre o Marítimo (2-1), no Estádio dos Barreiros, em jogo da 23.ª jornada da Liga:

Após o encontro, Rúben Amorim admitiu que os arsenalistas podiam ter resolvido a questão muito mais cedo mas sublinhou que a equipa nunca deixou de acreditar na vitória.

“O jogo só termina no apito final, mas tivemos mais que ocasiões para resolver o jogo na primeira parte. Depois, sofremos um golo algo fortuito. Não demos muitas ocasiões ao Marítimo, tirando alguns erros nossos, não me lembro de o Braga ter tantas ocasiões para vencer um jogo na Madeira. Somos uns justos vencedores, em que acabámos por marcar na última jogada”, considerou o treinador em conferência de imprensa.

“Foi uma série de vitórias que ajuda a quebrar recordes, mas o mérito é inteiramente dos jogadores, que têm feito um trabalho excecional. Vínhamos de uma série com muitos jogos. Não sendo o jogo mais brilhante da nossa equipa, foi o jogo em que tivemos mais ocasiões para marcar, portanto, é mérito dos jogadores e de toda a gente envolvida na equipa. Isto pode-se perder de um momento para outro e é aproveitar esta onda e trabalhar cada vez mais para continuar assim”, destacou Rúben Amorim.

Lesões têm condicionado

Sinto que esta equipa precisa de treinos, porque temos pouco tempo de trabalho e, com os jogos, vamos perdendo alguma coisa. Nos últimos jogos, temos perdido alguns jogadores por lesão. Temos de fazer adaptações e temos de treinar essas adaptações para termos um melhor rendimento.

Resposta à eliminação na Liga Europa?

“Sem dúvida. É sempre uma resposta, não só importante para os jogadores, mas também para os adeptos e para o clube. Sentir que perdemos, mas que mantivemos os mesmos comportamentos e a forma de jogar, tanto na derrota como na vitória. Mantemos sempre a mesma dinâmica. Acho que [os jogadores] se portaram muito bem”.

José Gomes, treinador do Marítimo, depois da derrota diante do Sp. Braga (1-2), no Estádio dos Barreiros, em jogo da 23.ª jornada da Liga:

[O empate seria o resultado mais justo? ]

– Concordo. Por aquilo que foi o jogo, à exceção dos primeiros dez minutos, em que houve algum desacerto da nossa parte, a forma como saímos da pressão nos corredores laterais e isso permitiu que o Braga que tivesse chegado ao golo.

-Começámos a ter momentos de controlo do jogo. Houve oportunidades de parte a parte e, por tudo aquilo que aconteceu, pela forma como abraçamos o jogo na segunda parte, pela coragem que tivemos a pressionar e a tirar o Braga da zona do conforto, acho que, no mínimo, o empate seria o resultado mais justo. Mas isto da justiça, vale o que vale, pois o que conta é o que acontece.

-Acreditamos que, da forma como estamos a trabalhar e como os jogadores se estão a entregar ao jogo, isto vai mudar, porque não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe. Nem eles, nem a estrutura da equipa técnica e do departamento de futebol profissional, nem o clube, nem os adeptos mereciam este resultado. Os adeptos foram extraordinários, do princípio ao fim a apoiarem a equipa.

Veja aqui os melhores momentos da partida: