A Espanha prepara-se para levantar algumas medidas de confinamento que foram impostas. A partir da próxima segunda-feira, as crianças com menos de 14 anos vão poder acompanhar adultos para comprar bens essenciais e ir ao banco. Passear está fora de questão. Apenas podem fazer o mesmo que os adultos, mas estando acompanhados por um.
Segundo a porta-voz do governo, María Jesús Montero, em conferência de imprensa depois de reunião do Conselho de Ministros, “a maioria das crianças permaneceu em casa, pelo que a probabilidade de estarem contagiados é realmente baixa. Propomos que a saída seja controlada. Apelamos à responsabilidade dos pais para garantir a segurança”. O adulto que acompanhar os menores tem de “conviver habitualmente ou ter a seu cargo a criança”, esclareceu Montero.
Os jovens entre os 15 e os 17 anos podem sair à rua sem estar acompanhados por um maior de idade, dentro das limitações vigentes sobre a circulação de pessoas. Para já, abaixo dos 14 anos, o governo considera que o levantamento das restrições, como da actividade económica, deve ser feito “pouco a pouco, com passos firmes”.
Segundo o El País, cerca de 6,8 milhões de menores de idade são abrangidos por esta medida que chega para aliviar muitos pais ansiosos. Segundo a Plataforma para os Direitos das Crianças, as medidas de restrição impostas em Espanha aos 8,3 milhões de menores espanhóis são as mais duras do mundo.