Anúncio foi feito este sábado por Jair Bolsonaro através das redes sociais, depois de alguns dias em que anúncio dos números sofreu atrasos. Presidente brasileiro escreve que totais acumulados de mortos e infetados “não refletem momento do país”.

O presidente brasileiro anunciou este sábado que a forma como as estatísticas relativas à pandemia do novo coronavírus no Brasil serão alteradas, em prol de uma melhor representação do “momento do país”. Não é ainda conhecido o novo formato de apresentação de mortes e de casos de infeção, naquele que é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, mas a ideia será apresentar apenas dados diários.

“Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação de diagnósticos”, escreveu Jair Messias Bolsonaro, numa sequência de publicações no Twitter, onde foi feito um ponto de situação.

Esta anúncio surge depois de uma semana em que a apresentação do boletim diário do Ministério da Saúde foi errática, tendo sido atrasado duas horas, sem explicação, e depois, na sexta-feira, quatro horas [para as 22 horas locais, já na madrugada de sábado em Lisboa].

“Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h [hora local]”, acrescentou o presidente brasileiro, explicando que, na “divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação”. Bolsonaro indicou, ainda, que “a divulgação dos dados de 24 horas permite acompanhar a realidade do país neste momento e definir estratégias adequadas para o atendimento a população”, sublinhando que o processo de apuramento de dados está a ser alvo de ajustes.

De acordo com a Folha de São Paulo, esta mudança na apresentação dos dados “pode significar, na prática, a divulgação de números menores”, sendo que a administração brasileira já é alvo de críticas por causa da baixa testagem praticada no país, levando os especialistas de saúde a acreditar que os números são bastante maior do que o que foi notificado até aqui.