O São João de Braga começa esta segunda-feira a ser celebrado de forma inédita, com quase toda a programação online, devido à pandemia.

Hoje, pelas 22:00, é transmitido em direto, na página de Facebook da organização, o momento simbólico de abertura do programa com o ligar das iluminações. Este ano, apenas na Arcada, na Capela de São João da Ponte e no Arco da Porta Nova.

Recorde-se que, este ano, o São João de Braga vai ser vivido de forma inédita, com as iniciativas a serem celebradas “dentro de portas”, com divulgação pela internet, algo que nunca aconteceu em mais de 800 anos destas festas na cidade.

Há, todavia, um concerto que será efetuado ao vivo, no Altice Forum Braga, no dia 23 de junho – um concerto solidário de Amor Electro.

Este concerto terá lugares disponíveis, conforme autorização da Direção Geral de Saúde. Haverá bilhetes presenciais, não presenciais (para assistir pela internet) e para empresas que possam colaborar com a vertente solidária do concerto.

A receita deste concerto servirá para alavancar ajuda “a quem mais precisa” e vai entrar no fundo social do São João de Braga, criado recentemente, e permite ajudar a Cruz Vermelha de Braga a implementar o projeto Housing First, que visa ajudar à habitação digna de todos os bracarenses mais carenciados, incluindo os sem-abrigo.

Dez dias de festa ‘dentro de portas’

Todas as restantes iniciativas serão feitas “dentro de portas” e transmitidas de forma digital. No dia 15, o tradicional ‘faça-se luz’ servirá para iluminar a cidade.

No dia 16, atuam os Canto D’Aqui. Dia 17, é a vez do Grupo de Cavaquinhos Gonçalo Sampaio. No dia 18, há cantares ao desafio. Dia 19, é a Farra Minhota.

Dia 20, celebra-se Braga Capital do Cavaquinho, com vários diretos. No domingo, dia 21, a tradicional dança do Rei David será transmitida para toda o mundo.

No dia 22, é a vez do Grupo Folclórico da Universidade do Minho. Dia 23, Rusga de São Vicente e o já anunciado concerto de Amor Eletro. No dia 24 será o encerramento das festas, com eucaristias celebradas a partir da capela de S. João da Ponte, da Sé Primaz e da igreja em São João do Souto.

Haverá ainda novenas durante nove dias (de 15 a 23, sempre na igreja S. João de Souto, a partir das 10:00), uma exposição de cavaquinhos ecológicos no Museu dos Biscainhos.

A Associação de Festas de São João de Braga apresentará também o primeiro avanço do projeto de reinterpretação do cancioneiro sanjoanino bracarense, que será apresentado em 2021, e que conta com a colaboração de Daniel Pereira Cristo.

Nas ruas, alguns vendedores de pão com chouriço e farturas vão poder exercer atividade, face às quebras de receitas ao longo dos últimos três meses.