O vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal pediu à população para assumir uma postura de denuncia às autoridades competentes sempre que vierem um terreno por limpar.

Este apelo surge depois de o vereador ter constado no incêndio de Adaúfe vários terrenos por impar e até uma casa, alegadamente abandonada, onde o quinta tinha mato com mais de um metro de altura.

«Temos que ter a consciência que, primeiro, limpar o nosso terreno, segundo, limpar os terrenos que coloquem em risco os bens de outro. Por fim, denunciar sempre que se encontro terrenos por limpar», apontou o vereador Altino Bessa.

O incêndio, que começou na manhã de segunda-feira junto a umas casas e consumiu vasta aérea
de mato e pinhal, esteve sempre ativo mas dominado, incluindo ontem, onde vários operacionais
estiveram alerta face aos reacendimentos.

«Apesar da violência das chamas, os bombeiros e demais autoridades tiveram a situação sempre dominada», descansou Altino Bessa, que esteve na segunda-feira e ontem de madrugada no teatro de operações, onde foi acompanhado em visita de todo terreno aos locais do incêndio pelo segundo CODIS de Braga, O incêndio chegou mesmo a entrar na freguesia de Gualtar, próximo do Monumento Nacional das Sete Fontes e do Hospital de Braga.

Este foi o segundo incêndio d referência no concelho de Braga, depois de em Este São Mamede ter ardido também importante área de reserva florestal, onde habitam animais bravios, como cavalos, raposas e outros seres da biodiversidade bracarense.