A AGERE implementou, em parceria com a Mercedes, um sistema de ‘Fleetboard’ nas suas 23 viaturas de limpeza urbana. Trata-se de um sistema ambientalmente responsável, já utilizado em outras áreas de negócio, mas que torna a AGERE pioneira na sua implementação na área da gestão dos Resíduos Urbanos em Portugal.
Esta aplicação inovadora do sistema apresenta vantagens para a conservação dos veículos, minimizando o seu desgaste e permitindo diminuir os circuitos de recolha, o que por sua vez se traduz numa poupança de combustível e consequentemente redução da emissão de CO2. Esta diminuição contribui para o cumprimento dos objectivos estratégicos a que a AGERE se propõe, nomeadamente no aumento da eficiência energética e na garantia da sustentabilidade empresarial.
No que respeita à segurança e conforto dos motoristas, o ‘Fleetboard’ permite uma adaptação das métricas e parametrizações avaliando o estilo de condução, para que se possa adequar evolutivamente aos diferentes tipos de serviço, já que fornece dados que permitem detectar as maiores dificuldades dos motoristas, a ser corrigidas através de formação.
As soluções de telemetria de ligação inteligente em rede e informação sobre os veículos, infra-estruturas, redes rodoviárias, dados do motorista e da carga transportada, optimizam a gestão de processo logístico, permitem redução de custos, a optimização da utilização do veículo, aumento de produtividade e um estilo de condução mais eficiente e preventivo, minimizando o risco de acidente.
Esta é uma decisão que privilegia o bem-estar dos motoristas da empresa e é mais uma evidência da responsabilidade social e ambiental que a AGERE pretende promover em toda a sua linha de actuação.