Descontentamento com medidas de compensação devido à guerra na Ucrânia leva a manifestações no coração da capital búlgara.

Centenas de agricultores tomaram as ruas de Sofia, capital da Bulgária, nesta terça-feira, num gesto de protesto contra o acordo firmado entre o governo do país e representantes do setor agrícola. O acordo, destinado a compensar as perdas sofridas devido ao conflito na Ucrânia, foi alvo de críticas por parte dos agricultores, que bloquearam o trânsito no centro da cidade expressando a sua insatisfação.

O desacordo dos agricultores com as medidas propostas veio à tona um dia após o anúncio oficial da assinatura do acordo, divulgado na segunda-feira à noite pelo primeiro-ministro Nikolay Denkov, juntamente com representantes de importantes associações do setor, incluindo a Câmara Agrícola Búlgara, a Associação Nacional de Produtores de Cereais e a Associação Nacional de Criadores de Ovinos e Caprinos.

Os manifestantes argumentam que o acordo não aborda de forma adequada as consequências econômicas decorrentes da guerra na Ucrânia, que impactou significativamente o setor agrícola búlgaro, comprometendo a sustentabilidade e o futuro de muitas explorações agrícolas no país.

A questão central do descontentamento reside na perceção dos agricultores de que as compensações propostas são insuficientes para cobrir as perdas efetivas e para garantir a continuidade da atividade agrícola em condições favoráveis. Eles exigem revisões nas medidas de apoio, pedindo um diálogo mais aberto e inclusivo com o governo para que suas reais necessidades sejam contempladas.

O protesto em Sofia reflete a crescente tensão entre o governo búlgaro e o setor agrícola, sublinhando a necessidade de políticas mais eficazes e equitativas que possam mitigar os impactos da guerra na Ucrânia sobre a agricultura búlgara. As autoridades, por sua vez, enfrentam o desafio de reavaliar o acordo e de encontrar soluções que satisfaçam as demandas dos agricultores, garantindo o desenvolvimento sustentável do setor no longo prazo.