Comunidades espanholas relataram 3 mil novos positivos na quinta-feira, o maior número desde abril. Ministro da saúde anunciou 11 medidas e três recomendações.

O ministro da Saúde de Espanha, Salvador Illa, anunciou esta sexta-feira 11 medidas e três recomendações após uma região de urgência com as comunidades autónomas perante o aumento dos casos de coronavírus no país. Entre as medidas estão o fecho de bares e discotecas e a proibição de fumar nas ruas para todo o país, se a distância de dois metros não puder ser respeitada, e dos botellones.

“Anuncio que pela primeira vez decidimos adotar atuações coordenadas em matéria de saúde pública e estas medidas foram aceites por unanimidade”, começou por dizer.

“Que fique claro: beber na rua está proibido, não se pode beber na rua”, disse o ministro, que fez também três recomendações: limitar as confraternizações ao grupo de convivência mais próximo, que os ajuntamentos tenham um máximo de 10 pessoas e que os trabalhadores dos centros de saúde sejam testados com frequência.

Salvador Illa agradece “sobretudo às pessoas de terceira idade pelo estrito cumprimento das medidas” e dirigiu-se aos jovens para sublinhas a importância de haver disciplina. “Não podemos não cumprir as medidas”, insistiu, instando as comunidades a aplicar sanções perante os botellones.

“As medidas que estou a anunciar hoje são válidas para todo o território de Espanha”, vincou, depois de algumas comunidades autónomas terem implementado medidas isoladamente.

“A situação não é comparável com a que tínhamos em abril”, diz o ministro, que explica que agora os casos são mais leves, em pessoas mais jovens, e que se detetam precocemente. “Isto não quer dizer que não tenhamos de nos preocupar”, alertou.

Foi a segunda vez nesta semana que Illa se reúne com os representantes regionais, após a reunião de quarta-feira dedicada a rever a situação dos surtos.

Esta decisão chega num momento particularmente delicado. Por um lado, os dados sobre a evolução da pandemia na Espanha continuam a piorar. Nesta quinta-feira, as várias comunidades relataram 2.935 novos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas.