O SC Braga perdeu neste sábado frente ao FC Porto por 3-1, no Estádio do Dragão, num jogo marcado por um golo anulado a Abel Ruiz, por fora de jogo, e onde os nortistas marcaram dois golos de penálti.

O SC Braga, que surgiu com os reforços Castro e Al Musrati no ‘onze’, não tinha conseguido, até então, encaixar os seus contra-ataques, mas revelou-se letal na primeira jogada consistente que desenhou, conseguindo inaugurar o marcador, aos 21 minutos.

Também numa jogada de envolvência, construída por Ricardo Esgaio e Sequeira, o reforço Castro surgiu à entrada da área para desferir um remate certeiro, embora não festejando o 1-0, pela ligação emocional ao FC Porto, que representou na fase inicial da carreira.

O lance desestabilizou os ‘dragões’, que, dois minutos depois, viram o bracarense Abel Ruiz introduzir a bola na baliza portista, mas com o lance a ser invalidado por fora de jogo.

Apesar do calafrio, o FC Porto só conseguiu responder à contrariedade já no período de descontos, operando a reviravolta em menos de três minutos.

Aos 45+1, Sérgio Oliveira desviou de cabeça um cruzamento de Alex Telles, para resgatar o empate, e, aos 45+4, foi o defesa brasileiro a colocar a equipa portuense em vantagem, apontando o 2-1, numa grande penalidade a castigar falta de Raul Silva sobre Marega.

Logo após o intervalo, os minhotos reentraram no jogo apostados em recuperar e, em dois minutos, Ricardo Horta, depois de tirar dois adversários do caminho, surgiu isolado frente o guarda-redes Marchesin, mas desperdiçou rematando por cima.

Em vantagem, os ‘azuis e brancos’ não foram tão pressionantes, chegando até a dar a iniciativa ao Braga, para poder, depois, explorar, em contra-ataque, os espaços deixados pelo adversário.

Nesta toada, o desafio perdeu alguma intensidade, até porque os minhotos, mesmo com a entrada do reforço Schettine integrado no ataque e desfazendo o inicial esquema de três centrais, sentiam dificuldades na definição final das suas movimentações ofensivas.

Perante a incapacidade do adversário em chegar ao empate, o FC Porto acabou por desfazer as dúvidas sobre o desfecho do jogo já aos 89 minutos, com Alex Telles a ‘bisar de grande penalidade, para o 3-1, após falta de Tormena sobre Taremi, que, um minuto após ter entrado para se estrear de ‘dragão’ ao peito, foi derrubado na área.

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – SC Braga, 3-1.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

0-1, Castro, 21 minutos.

1-1, Sérgio Oliveira, 45+1.

2-1, Alex Telles, 45+4 (grande penalidade).

3-1, Alex Telles, 89 (grande penalidade).

Equipas:

– FC Porto: Marchesín, Manafá, Mbemba, Pepe, Alex Telles, Danilo, Uribe (Loum, 86), Sérgio Oliveira (Zaidu, 71), Otávio (Fábio Vieira, 90+2), Corona (Taremi, 87) e Marega.

(Suplentes: Diogo Costa, Diogo Leite, Zaidu, Loum, João Mário, Fábio Vieira, Soares, Evanilson e Taremi).

Treinador: Sérgio Conceição.

– SC Braga: Matheus, David Carmo, Bruno Viana, Raúl Silva (André Horta, 61), Ricardo Esgaio, Al Musrati (Iuri Medeiros, 78), Fransérgio, Castro (Galeno, 61), Sequeira (Vítor Tormena, 78), Abel Ruiz (Guilherme Schettine, 61) e Ricardo Horta.

(Suplentes: Tiago Sá, Vítor Tormena, Rolando, Moura, João Novais, André Horta, Iuri Medeiros, Galeno e Guilherme Schettine).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bruno Viana (11), Ricardo Esgaio (60), Sérgio Oliveira (68), André Horta (72) e David Carmo (79). Cartão vermelho direto para Raúl Silva (75, no banco dos suplentes).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, após a derrota frente ao FC Porto, em jogo da 1.ª jornada da Liga:

«Conseguimos em muitos momentos criar oportunidades e não é fácil fazê-lo contra o FC Porto. Há aqueles minutos que são fatídicos. A ganhar 1-0, sofrer um golo é mau, sofrer dois é péssimo. Temos de trabalhar sobre estas desconcentrações. Globalmente, fizemos um jogo positivo.»

«O Paulinho não recuperou a tempo, o Fransérgio estava limitado. O Schettine tem uma semana e meia de trabalho, o Galeno tem duas semanas. Com a lesão do Gaitán, do Rui Fonte, do Paulinho… Foram obrigados a acelerar a sua preparação para jogar.»

Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, após o triunfo sobre o Sp. Braga, em jogo da 1.ª jornada da Liga:

«O jogo foi bem disputado. Não ter pessoas no estádio é uma pena. Entrámos muito bem. Tivemos ocasiões em que podíamos ter feito golo antes do Sp. Braga. A equipa compacta e a perceber a ocupação do espaço e acabámos por sofrer o golo no único remate enquadrado do adversário [na primeira parte]. O Braga teve uma boa ocasião no início da segunda parte, depois é verdade que tentou, mas controlámos bem o jogo. O nosso meio-campo conhece-se muito bem: o Sérgio, o Matheus Uribe e o Danilo. E esse conhecimento é importante para enfrentar uma equipa como o Sp. Braga.»

«Às vezes, não acerto tanto como hoje ao lançar um jogador que matou o jogo, como foi o Taremi. Mas também não me sinto melhor treinador por isso […] Jogar no Rio Ave ou no Santa Clara, com todo o respeito, é diferente de jogar no FC Porto. A exigência e ambição é muito grande e muito alta. Normalmente, os jogadores que vamos buscar fazemos questão de conhecer o carácter deles e a forma como se dedicam à profissão e como lidam com a pressão. Os jogadores que fomos buscar podem encaixar neste tipo de pressão. O Taremi é um jogador muito inteligente nas movimentações ofensivas, em procurar espaço onde não o há. O Zaidu tem um potencial enorme. É jovem, tem muita coisa a aprender. Mas são jogadores com grande potencial.»

Veja aqui o resumo do jogo de estreia do SC Braga na Liga NOS