Faz hoje 165 anos que nasceu Vila Verde

Foi a 24 de outubro de 1855 que a então província de Entre Douro e Minho viu nascer um novo concelho. Com a extinção dos anteriores concelhos de Prado, Penela e Pico de Regalados, nasceu o concelho de Vila Verde, a englobar freguesias que vão desde o rio Cávado, já perto de Braga, ao alto das terras da Nóbrega, já na zona montanhosa que dá acesso ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A diversidade geográfica foi uma das imagens de marca da fundação do concelho e ainda hoje prevalece, com Vila Verde a ser um dos concelhos de maior extensão no distrito (228,67 km² de área) e também um dos mais povoados (47.888 habitantes, censos 2011) , ficando apenas atrás das cidades. É a segunda vila mais povoada em todo o Minho, logo depois de Ponte de Lima.

Deu ao país (e ao mundo) personalidades como D. João de Aboim, um dos mais importantes mordomos-mor do reino português, o célebre Abade de Priscos, a quem muitas vezes se atribuiu naturalidade bracarense, e o mais recente José Manuel Fernandes, por duas vezes reconhecido como o eurodeputado português mais influente no parlamento europeu.

A Câmara assinalou hoje a efeméride nos passos do concelho, com alguns discursos, música ao vivo e homenagens, que serão atribuídas no futuro.