Minhotos juntaram-se a leões e águias com a vitória no Estádio da Luz. Cinco de oito vagas por apurar

Com a vitória ante o Benfica, no passado domingo, no Estádio da Luz, para a sétima jornada, o Sporting de Braga tornou-se o terceiro clube apurado para a Taça da Liga de 2020/2021.

Os minhotos juntaram-se a Sporting e Benfica, sendo que os leões foram os primeiros a selar a qualificação com a vitória ante o Tondela na sexta jornada. Seguiu-se o Benfica, que beneficiou desde logo do empate do Rio Ave ante o Belenenses, no Jamor, na abertura da ronda sete, na passada sexta-feira.

Estão, até ao momento, decididas três das oito vagas. Faltam apurar três clubes na I Liga e os dois da II Liga.

Novembro é mês de decisões no apuramento para a prova, que conta com um formato transitório esta temporada, devido à pandemia da covid-19: passou de 34 clubes para apenas oito. Apuram-se os seis primeiros classificados da I Liga ao cabo das oito primeiras jornadas e os dois primeiros da II Liga ao fim das dez primeiras jornadas. Falta, portanto, uma jornada nos respetivos campeonatos, além do Moreirense-P. Ferreira, do Estoril-Cova da Piedade e do Cova da Piedade-Benfica B, jogos que foram adiados.

O apuramento para a Taça da Liga é uma situação à atenção dos clubes e foi lembrada na passada sexta-feira pelo Paços de Ferreira, na posição tomada sobre o jogo adiado com o Moreirense. Os castores frisaram que um dos fatores que pesava num reagendamento era «aspirar à participação na fase final da Taça da Liga». Os quartos-de-final estão agendados entre 15 e 17 de dezembro e essas são datas a ter em conta para eventuais jogos adiados na jornada que resta em cada uma das ligas. O Moreirense-P. Ferreira vai jogar-se a 1 de dezembro. O Estoril-Cova da Piedade está marcado para o próximo sábado e a receção da equipa de Almada ao Benfica B é no dia 25.

Quem ainda pode apurar-se na I Liga?

Todos os clubes, à exceção de Portimonense, Farense, Gil Vicente e Boavista, sendo que Marítimo e Belenenses estão praticamente fora da luta, tendo de ganhar obrigatoriamente na oitava jornada e esperar uma combinação de resultados absolutamente épica para depois olhar aos critérios de desempate. O FC Porto só precisa de um empate com o Santa Clara.

E na II Liga?

Mafra (1.º, 21 pontos), Estoril (2.º, 19 pontos e menos um jogo) Académica (3.º, 18 pontos), Feirense (4.º, 17 pontos), Arouca (5.º, 16 pontos) e Cova da Piedade (10.º, 10 pontos e menos dois jogos) estão na luta, com necessidades distintas de resultados e, tirando Mafra e Estoril, com dependência de terceiros.

Qual o formato da fase final?

Os quartos de final têm o seguinte cruzamento de jogos e disputam-se a uma mão, em casa do clube visitado, entre 15 e 17 de dezembro.

  • 1.º I Liga vs 2.º II Liga
  • 2.º I Liga vs 1.º II Liga
  • 3.º I Liga vs 6.º I Liga
  • 4.º I Liga vs 5.º I Liga

final four, em Leiria, tem as meias-finais dias 19 e 20 de janeiro de 2021 e a final é no dia 23.

APURADOS
I Liga: Sporting, Benfica, Sp. Braga.
II Liga: –