Prédio devoluto arde no centro de Braga

Um prédio devoluto está a ser consumido por um incêndio no centro histórico de Braga. O alerta foi dado às 16:19 deste sábado. No local estiveram 17 operacionais bombeiros e cinco viaturas de combate a incêndios dos Bombeiros Sapadores e dos Voluntários de Braga. O incêndio foi dado como dominado cerca das 17:10.

Segundo Pedro Ribeiro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Braga, o interior da habitação abandonada foi totalmente consumido pelas chamas, pelo que a infraestrutura deverá ceder após mais estes danos.PUBLICIDADE

Casa antes do incêndio. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Trata-se de um prédio na Praça Conde Agrolongo (vulgo Campo da Vinha), um antigo talho com rés-do-chão e primeiro andar, que está ocupado por alguns sem-abrigo.

A Câmara de Braga ia avançar com uma intimação à proprietária deste edifício para ‘entaipar’ as entradas de forma a evitar que pessoas sem-abrigo ali pernoitassem.

Na altura, e conforme noticiou O MINHO, os comerciantes daquela praça (Conde Agrolongo), temiam que se declarasse um incêndio, algo que hoje veio efetivamente a acontecer.

A porta fronteira, de vidro, está aberta, pelo que é fácil ver o muito lixo que ali existe, bem como o intenso cheiro a urina, indiciando que o antigo talho é usado como casa de banho. E a nossa reportagem registou na altura duas pessoas a entrar.