Golo solitário de André André, valeu a vitória diante do Portimonense e sobem provisoriamente ao 5º Lugar.

O Vitória regressou aos triunfos em casa, ao bater o Portimonense, esta tarde, por 1-0, na 9.ª jornada da I Liga.

Depois do triunfo em Tondela na ronda anterior, a equipa de João Henriques voltou a vencer em casa, algo que já não acontecia há dois meses. O autor do golo solitário foi André André, quando decorria o minuto 32. O médio já tinha sido o marcador do único golo no primeiro triunfo em casa, frente ao Paços de Ferreira.

A vitória diante do Portimonense deixou o Vitória com 16 pontos. Ultrapassou o Rio Ave e está novamente no 5.º lugar, mas com mais um jogo que os vila-condenses.

Num mês intenso, o Vitória tem dois jogos pela frente antes da partida com o Santa Clara, da 10.ª jornada da I Liga, marcada para o dia 21, uma segunda-feira, às 21 horas. No domingo, dia 13, recebe o Santa Clara, na 4.ª eliminatória da Taça da Portugal, e no dia 16, pelas 21 horas, defronta o Benfica, nos quartas-de-final da Taça da Liga.

Declarações de João Henriques, treinador do V. Guimarães, ma sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (1-0) frente ao Portimonense:

[A ganhar estabilidade emocional?] «Pedi consistência na antevisão e temos pedido isso uns aos outros no grupo, para que as coisas saiam naturalmente. Na primeira parte dominámos e na segunda controlámos sem dominar, não permitindo lances de perigo ao adversário. Isto vai dar confiança ao grupo de trabalho, do que estamos a fazer, do que é o resultado na prática, o que faz com que a equipa vá crescendo e vá passando para fora, para os adeptos, que podem contar connosco. A consistência aprece com pontos conquistados».

[Paragem agrada?] «Não vamos parar, vamos estar em duas competições a tentar melhorar os nossos processos, estar com a baliza a zero, marcar golos e crescer. Vamos tentar manter-nos competitivos e focados. O Vitória tem a ambição de chegar cada vez mais longe nas provas. Quando voltarmos ao campeonato vamos ter o mesmo espírito de jogo em jogo»

Declarações de Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (1-0) frente ao V. Guimarães:

«Foi um jogo muito equilibrado na primeira parte, sem balizas, o Vitória teve mais qualidade do que nós na posse, mas sem criar perigo. E num lance infantil uma vez mais permitimos a vantagem ao adversário. Tentámos tudo, a segunda parte teve sentido único, arriscámos de princípio a fim, tivemos o mérito de encostar o Vitória sem permitir contra-ataques. Fomos refrescando as pedras da frente, carregámos muito mas não tivemos a felicidade de fazer o golo. Não levamos pontos daqui imerecidamente. Não querendo tirar mérito ao Vitória, temos muita responsabilidade, demos mais um brinde».

[Faltou intensidade?] «Não estivemos ágeis sobre a bola no início da primeira parte, abordámos os lances de forma facilitada, em que os adversários giravam rápido demais os nossos jogadores, como o Rochinha. Não estivemos agressivos e bem posicionados nos primeiros 25 minutos do jogo. Depois não, as coisas foram diferentes. Sentimos a forma infantil como sofremos o golo. Fomos corajosos à procura de outro resultado

Veja aqui os melhores momentos da partida