BIGGER: Vimágua mostrou o sistema de tratamento de água por ultravioleta

Comemora-se, a 22 de março, o Dia Mundial da Água, sendo que, este ano, o tema escolhido pela ONU para reflexão global foi «O valor da Água».

Só conseguimos perceber a importância que a água tem na nossa vida, quando estamos privados dela, seja por escassez ou falta de qualidade.

Um dia sem disponibilidade de água potável é um dia em que as nossas rotinas se alteram gravemente, provocando-nos enormes transtornos, que vão desde a impossibilidade de tomar banho, de cozinhar, até ao desenvolvimento de actividades económicas.

Como forma de assinalar a efeméride, a Vimágua promoveu a edição de um vídeo alusivo à captação e ao tratamento da água, dando especial destaque ao sistema de tratamento de água por ultravioleta que entrou, agora, em funcionamento.

A Estação de Tratamento de Água de Stª Eufémia de Prazins é a principal estação de captação e tratamento de Água da Vimágua, situando-se na freguesia de Prazins Santa Eufémia, no concelho de Guimarães, na margem esquerda do Rio Ave, tendo entrado em funcionamento em 1950.

Ao longo dos tempos, foi alvo de diversas intervenções e melhorias, destacando-se a ocorrida em 2014, com a introdução de um novo processo de tratamento, a Ultrafiltração por Membranas.

Actualmente, captamos e tratamos, em média, 9,7milhões de metros cúbicos por ano, que são distribuídos pelos cerca de 72 mil utilizadores, dos concelhos de Guimarães e de Vizela.

Neste contexto, a Vimágua decidiu instalar um sistema de Desinfeção por Radiação Ultravioleta, representando um investimento total de cerca de 456 mil euros, que funcionará de forma complementar aos equipamentos existentes e contribuirá para reforço da qualidade da água para abastecimento público.

A dose de luz UV utilizada no tratamento de água potável, não altera a constituição química da água, portanto, nenhuma característica físico-química natural da água é alterada e nenhum agente químico é introduzido na água.

A desinfeção de água potável com luz ultravioleta (UV) é uma tecnologia largamente utilizada na Europa. A radiação UV desinfecta a água danificando o material genético das bactérias, protozoários e vírus, tornando-os inviáveis.

O sistema de desinfeção por UV instalado, é constituído por dois reatores, com capacidade para tratar 1200m3/h de água, dotados de um sistema de limpeza automático e toda a instrumentação e software de controlo. Ficou, também, prevista a possibilidade de instalação de um terceiro reator. Com este sistema de desinfeção por UV, a Vimágua robustece o seu processo de tratamento da água.

Paralelamente, foram realizados outros investimentos, que importaram o montante de cerca de 190 mil euros, na substituição da conduta de entrada de água no Reservatório R0 por outra de maior diâmetro e na instalação de nova conduta para aspiração dos grupos eletrobomba de elevação para os Reservatórios da Pégada e de Ponte, e cerca de 95 mil euros, na construção de caleiras técnicas.

Passaram sete décadas desde a inauguração da Estação de Tratamento de Água de St.ª: Eufémia de Prazins, sendo que muito evoluíram, desde aí, as tecnologias de tratamento de água, mas mantemos o mesmo compromisso, a disponibilização de uma água segura, natural e equilibrada.

Não há valor maior que a vida, pelo que sendo a água uma condição essencial à vida, todos os esforços desenvolvidos na preservação, na gestão das disponibilidades e na qualidade da água, traduzir-se-ão na melhoria da qualidade de vida e na saúde pública.