Fase Final da I e II Divisão realiza-se nos dias 3 e 4 de julho, na Pista Gémeos Castro. Serão as últimas provas nacionais antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Os principais atletas portugueses da modalidade de atletismo realizam a sua última prova antes de partirem para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em Guimarães, no decorrer dos Campeonatos Nacionais de Atletismo de Clubes, que terão lugar no próximo fim de semana, na Pista Gémeos Castro.
Este será o momento mais alto que a Pista de Atletismo Gémeos Castro terá desde a sua constituição, há cerca de 20 anos, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Atletismo de Braga e a Federação Portuguesa de Atletismo. No entanto não será possível a presença de público nas bancadas, perante as restrições impostas pela pandemia da COVID-19.
As provas dos clubes da II Divisão realizam-se no sábado entre as 15h00 e as 22h00. No domingo estão previstas as provas dos clubes da I Divisão entre as 15h00 e as 20h00, com transmissão assegurada via streaming nos canais da Federação Portuguesa de Atletismo e na televisão por cabo.
O Vereador do Desporto da Câmara de Guimarães destaca que “este tipo de provas é fundamental para a promoção da modalidade em Guimarães que, recorde-se, teve e tem grandes campeões, como Aurora Cunha, os gémeos Castro e Duce Félix”. Por outro lado, Ricardo Costa sublinha que “este evento revela-se, nesta altura, fundamental para o setor do Turismo, que tem passado imensas dificuldades devido à pandemia, com um forte impacto na economia local”. Dado a realização destes campeonatos nacionais, estarão alojados em Guimarães mais de mil pessoas, entre atletas, treinadores, técnicos e elementos da organização, durante duas a três noites, devendo ser contabilizadas as refeições e dormidas.