O Município de Braga, em parceria com a Cooperativa de Ensino Artístico-CEA, está a desenvolver, no presente ano lectivo, o Projecto ‘CAPACIT’ARTE- Pontes para a Inclusão’.

Trata-se de uma iniciativa que é executada pela primeira vez e abrange, numa fase inicial, seis Agrupamentos de Escolas do Concelho de Braga, destinando-se a crianças e jovens entre os 3 e 18 anos num total de cerca 100 alunos. ‘CAPACIT’ARTE’ visa promover iniciativas potenciadoras de inclusão social e assentes no pressuposto de que as artes, na sua simplicidade e transversalidade, não diferenciam especificidades, permitindo, assim, um trabalho baseado na integração e diversidade.

Durante uma visita à EB 2,3 Frei Caetano Brandão, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga lembrou que na sociedade “todos somos agentes de inclusão” e destacou a importância da implementação de projectos desta natureza nas escolas do Concelho. “Acredito que a postura inclusiva se percebe e entende através da educação para o respeito pela diferença e diversidade.

Neste prisma, a educação para a aceitação da diferença tem de estar enraizada nas nossas escolas e é através de projectos como o ‘CAPACIT’ARTE’ que podemos ‘expulsar’ estereótipos, praticar verdadeiramente uma inclusão facilitadora de integração”, explicou Carla Sepúlveda.