A polémica da Cambridge Analytica obrigou o Facebook a tomar medidas para controlar o acesso das apps externas aos dados dos utilizadores.

Num primeiro passo, a rede social disponibilizou um link para ajudar os utilizadores a saber se os seus dados tinham sido acedidos pela app “yourdigitallife”, usada pela consultora digital para obter informação de mais de 80 milhões de utilizadores, que terão ajudado Donald Trump a vencer as eleições, nos EUA, e a vitória do Brexit, no referendo do Reino Unido.

Mais recentemente, a rede de Zuckerberg tem enviado mensagens avisando sobre a forma como se pode manter as informações pessoais a salvo das aplicações do Facebook. Se costuma fazer login em sites externos com a rede social, jogar jogos ou participar em passatempos, é melhor ter atenção às apps que mantém ativas, eliminando as que já não lhe interessam.

– Aceda às definições;

– Clique em “Apps e sites”;

– No menu “Ativas” aparecem as aplicações com que iniciou a sessão com o Facebook;

– Ao selecionar uma das apps tem duas opções: “Ver e editar”, em que pode selecionar os dados que deixa a aplicação aceder. A localização, os gostos e as fotos são apenas algumas das informações a que essas aplicações podem ter acesso e que os utilizadores podem proibir. A outra opção é mais drástica. Clicando na caixinha ao lado da app pode removê-la. Lembre-se que ao fazer isto vai deixar de poder fazer login em sites, como o Spotify ou o Booking, através do Facebook;

– No menu “Expirados” aparecem todas as apps que já não usa há algum tempo, mas que continuam a aceder às informações que partilhou anteriormente. O melhor é mesmo remover as apps e os sites que já não quer e, se pretender, renovar as que lhe podem interessar.

– Para uma proteção mais eficaz, o melhor mesmo é clicar na opção “editar”, em “Apps, sites e jogos”, e escolher a opção desativar.