Licínio Luís perguntou se Gouveia e Melo “nunca bebeu uns copos” e defendeu fuzileiros envolvidos em homicídio de agente da PSP.

O capelão Licínio Luís foi exonerado pela Marinha, avança o Expresso.

A informação foi confirmada pela própria Marinha, esta terça-feira. “A Marinha confirma que o Sr. Capelão Licínio teve uma audiência com o Sr. Almirante CEMA. À data de hoje, 29 de Março, o Sr. Capelão encontra-se exonerado”, cita o jornal, que já tinha noticiado que a exoneração de Licínio Luís estava a ser analisada, depois de uma publicação partilhada nas redes sociais.

Na publicação em causa, Licínio Luís atacava o almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, ao comentar o caso das agressões que levaram à morte do agente da PSP Fábio Guerra.

A publicação, divulgada no Facebook e já eliminada, dizia que os fuzileiros envolvidos no caso “estavam a divertir-se e foram provocados”.

“Um deles é campeão nacional de boxe, no seu escalão, foi atingido a falsa fé e reagiu”, escreveu Licínio Luís, pedindo a Gouveia e Melo, que criticou duramente os fuzileiros envolvidos no homicídio, a aguardar pelas investigações.

“Quem não o fazia. É selvagem por isso? O senhor Almirante nunca foi para a noite? Nunca bebeu uns copos? Juízo com os nossos julgamentos. Aguardemos pelas investigações. Os nossos jovens têm direito a serem respeitados. Os jovens da PSP estavam no mesmo âmbito e alcoolicamente tão bem dispostos como os nossos. Juízo com os nossos julgamentos”, acrescentou.

Recorde-se que em causa estão as agressões junto a uma discoteca em Lisboa, no dia 19 de março, nas quais estiveram envolvidos fuzileiros e agentes da PSP, tendo um deles acabado por não resistir aos ferimentos.