“Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo”, anuncia António Costa

António Costa sublinhou, esta quarta-feira, que “Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo”, com os níveis de criminalidade a manterem-se “historicamente baixos”.

Presidi ao Conselho Superior de Segurança Interna que analisou o Relatório Anual de Segurança Interna 2021. Mantém-se em níveis historicamente baixos a criminalidade participada, incluindo a criminalidade violenta e grave, cerca de 10% abaixo da média dos anos de 2016 a 2019.

— António Costa (@antoniocostapm) May 25, 2022

Após a reunião, esta quarta-feira, com o Conselho Superior de Segurança Interna para analisar o Relatório Anual de Segurança Interna, que fez o balanço da criminalidade em 2021, António Costa recorreu à rede social Twitter para congratular as forças de segurança pelos níveis “historicamente baixos”, incluindo a criminalidade grave e violente, que ficou quase 10% abaixo da média dos últimos anos.

Em relação à criminalidade participada às forças e serviços de segurança, registou-se em 2021 um aumento da burla informática e nas comunicações (mais 7,7%), com mais 1.519 casos, e aumento de crimes por meio digital.

#Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo. Extremamente importante para quem aqui vive e para quem nos visita, mas também essencial para o ambiente de atração de #investimento, promovendo o crescimento e progresso do nosso país.

— António Costa (@antoniocostapm) May 25, 2022

As maiores descidas registaram-se na contrafação, falsificação e passagem de moeda, verificando em 2021 um decréscimo de 37,2% (menos 2.192 casos), furto em edifício comercial e industrial com arrombamento (-18,3%), furto de veículo motorizado que apresentou uma descida de menos 14%, bem como ocorrências com ATM (menos 14 casos).