O Pavilhão Multiusos de Guimarães vai ser palco do European RoboCup 2022. O evento internacional que decorre pela primeira vez em Portugal, decorre de 1 a 4 de Junho.

Organizado pela Universidade do Minho, Lab. Automação e Robótica e botnroll.com, e com o apoio do Município de Guimarães e do Ciência Viva, o European RoboCup consiste numa competição de robótica com 14 ligas diferentes, com a participação das equipas que se apuraram nos eventos realizados nos seus países.

A edição deste ano prevê competições de ligas juniores (até aos 19 anos) e ligas Major (adultos). No total, são mais de 120 equipas, com cerca de 700 participantes de 13 países que competirão em diversas provas, nomeadamente Futebol Junior, Busca e Salvamento Junior, OnStage, Middle Size League, @home Education, RoboParty Fun Challenge, SSL Light.

De acordo com o programa, sábado, às 14h30, decorrerá um jogo de futebol entre a equipa vencedora da Middle Size League (robots até 40 kg) e a equipa feminina do Vitória Sport Clube, iniciativa que se insere nas comemorações do Centenário do Vitória Sport Clube.

A entrada é gratuita e decorre entre as 9h00 e as 18h00 de 4ª feira a 6ª feira e entre as 9h00 e 16h00, no sábado.