FAMALICÃO PREPARA-SE PARA UMA DAS MAIORES NOITES DO ANO

Marchas Antoninas saem para a rua este domingo à noite. Ponto alto das festas concelhias contam com a participação de mais de meio milhar de pessoas

Têm sido dias e meses de muita azáfama e de muitos ensaios para as sete marchas que este ano vão desfilar pelas ruas de Vila Nova de Famalicão. Depois de dois anos de interregno, as Marchas Antoninas saem para a rua este domingo, dia 12 de junho,  para animar aquela que é uma das maiores noites do ano do concelho famalicense – a grande noite de Santo António.

AFS_8992.jpg

Ao todo, mais de meio milhar de pessoas vão desfilar pelas principais artérias do centro de Famalicão, numa saudável competição entre associações e freguesias do concelho, com a exaltação, orgulho e paixão de quem é famalicense.

“Jornais de Vila Nova” é o tema escolhido para o tão aguardado regresso das Marchas.

Associação Recreativa e Cultural de Antas; União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz; Associação Cultural e Desportiva de São Martinho de Brufe; Casa do Povo de Ruivães; Associação Recreativa e Cultural da Flor Monte – Carreira; Associação Cultural e Recreativa São Pedro Riba D’Ave e LACS – Associação Cultural de São Salvador da Lagoa arrancam pelas 21h30, por esta ordem, da Avenida de França em direção aos Paços do Concelho, que voltam a servir de cenário para a atuação final.

“As marchas cresceram e melhoraram substancialmente ao longo dos últimos anos e hoje são um momento de grande beleza e alegria. As associações fazem um trabalho verdadeiramente espetacular que merece ser apreciado por todos”, diz a propósito o presidente da autarquia Mário Passos.

Sobre o tema escolhido, o autarca acrescenta que “está prevista uma viagem pela história da imprensa escrita de Vila Nova de Famalicão” e que os famalicenses podem esperar “uma aula alegre, divertida e entusiástica”.

Para além do desfile de rua, os famalicenses podem também assistir à atuação das Marchas nos Paços do Concelho, nas bancadas instaladas junto ao palco com capacidade para cerca de 1800 pessoas. A abertura das bancadas ao público está prevista para as 20h00. À semelhança dos últimos anos, o momento poderá também ser acompanhado em direto a partir da página de Facebook e do site do Municipio.

Refira-se ainda que este ano há um aumento do prémio de participação para todas as Marchas, que passou dos 5 mil para os 7500 euros. Para além dos lugares do pódio, serão ainda atribuídos os prémios de “Melhor Música”, “Melhor Letra”, “Melhor Coreografia”, “Melhor Guarda-Roupa”, “Melhores Arcos” e “Marcha Mais Popular”.

O júri das marchas é constituído por cinco elementos convidados pelo município: um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurinista. O anúncio da classificação e dos vencedores será conhecido ao longo da própria noite através do envio da ata do júri às marchas participantes. Na mesma altura, o município utilizará as suas plataformas comunicativas para anunciar a classificação.

A habitual entrega dos prémios às marchas está agendada para segunda-feira, dia 13 de junho, feriado municipal, e decorrerá na Praceta Cupertino de Miranda, a partir das 18h30.

Programa completo das Festas Antoninas em www.famalicao.pt.

AFS_8447.jpg