Em busca das melhores soluções para o Estudo de Sistema de Transporte Público em Via Dedicada do Concelho de Guimarães, realizou-se esta quarta-feira uma sessão pública de apresentação de Soluções de Sistemas de Transporte Público, com destaque para a dedicada por “via aérea”, ou seja, teleférico urbano. 

A sessão promovida pelo Município, no Teatro Jordão, contou com a participação do especialista internacional César Dockweiler, director executivo da Implementação do Mi Teleferico, em La Paz, Bolívia, a rede de teleféricos urbanos mais extensa do mundo e um projecto reconhecido como pioneiro no desenho de novas formas de mobilidade urbana. 

O presidente da Câmara, Domingos Bragança, lembrou que esta é uma das propostas do estudo do professor Álvaro Costa, onde foi apresentada a possibilidade do teleférico ser desenvolvido no perímetro da cidade, concretamente entre a estação de caminho de ferro, a zona da Universidade, o Hospital de Guimarães, a cidade desportiva no Multiusos e o voltar à zona de estação da linha de ferro.

“É um vai e vem contínuo, colocando as pessoas a cinco minutos da cidade em qualquer sítio que saiam. Esta mobilidade urbana teria um impacto enorme por ser distinta por ser a primeira em Portugal e uma das primeiras da Europa, para além do impacto turístico por este sistema de mobilidade. O estudo ainda foi mais longe, contemplando a Vila das Taipas e incluindo a Vila de Ponte, mas também a zona histórica da Citânia de Briteiros e Castro Saboroso”, explicou o autarca.    

De resto, o professor Álvaro Costa salientou que os sistemas de transporte devem-se “adaptar” às cidades, sublinhar que um sistema de transporte por teleférico destacar-se-ia pela “inovação”, sendo uma “vantagem” em relação a outras opções. 

Já César Dockweiler afirmou que a solução “melhora a qualidade de vida, é melhor para o ambiente, adapta-se à cidade e é uma grande opção para os órgão de decisão”.