André Silva marcou único golo da partida. Veja o resumo da partida.

O Vitória Guimarães venceu em casa do D. Chaves, equipa que regressa ao primeiro escalão, por 1-0, em jogo da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol.

André Silva marcou, aos 45+3 minutos, o golo do triunfo dos vimaranenses, que terminaram a partida reduzidos a nove jogadores por expulsão de Alfa Semedo, aos 82, e de Matheus Índio, aos 90+5.

Depois da derrota em casa do Hajduk Split, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, o Vitória somou a primeira vitória da temporada, juntando-se a FC Porto, Benfica, Estoril Praia, Vizela e Boavista como equipas que somaram três pontos na primeiro ronda.

O treinador do Vitória de Guimarães, Moreno, em declarações reproduzidas pela Lusa na conferência de imprensa após a vitória frente ao Desp. Chaves (1-0), em jogo da primeira jornada da Liga:

«Bom jogo, para uma primeira jornada, com duas equipas com intenções positivas. Reconhecíamos antes do jogo, e reconhecemos hoje, que o Desp. Chaves tem realmente jogadores muito interessantes, que nos criaram alguns problemas. Até ao minuto 80, em que o Alfa é expulso, pareceu-nos que o Vitória foi sempre mais equipa. Tivemos algumas dificuldades na primeira parte e a felicidade do golo do Desp. Chaves estar fora de jogo e termos marcado poucos minutos depois.

Faltou-nos eficácia ofensiva para fazer o segundo golo e não sofrermos como sofremos. Com as expulsões é normal a reação que a equipa teve, depois é o que gosto no grupo de trabalho, espírito de sacrifico fantástico, à imagem do Moreno. A vitória é justa frente a um adversário competente que não tenho dúvidas que vai fazer uma boa época.

É pena não que não possamos desfrutar da vitória durante a toda a semana pois temos já jogo na quarta-feira [para a Liga Conferência Europa]. Mas preparar os jogos em cima das vitórias ajuda e merecemos por tudo o que se tem passado. Devemos e merecemos desfrutar estes três pontos, mas temos decomeçar a pensar no Hajduk Split. Acredito que este grupo vai dar uma boa resposta na quarta-feira.

Preferia ter acabado o jogo com 11 e ter o grupo disponível para a próxima jornada, mas nunca olho para as ausências, porque permite que outros atletas apareçam. Vamos apresentar uma equipa competitiva com o Estoril.»

O treinador do Desp. Chaves, Vítor Campelos, em declarações reproduzidas pela Lusa na conferência de imprensa após a derrota frente ao Vitória de Guimarães (1-0), em jogo da primeira jornada da Liga:

«Fizemos de tudo e preparámo-nos durante a semana para entrarmos fortes durante o jogo e vencermos o adversário, que é de valor. Podia referir o cansaço do Vitória [de Guimarães], mas também que já tem ritmo com três jogos oficiais e trocaram algumas peças para refrescar a equipa. Estivemos em alguns momentos por cima do jogo, fomos muito fortes na reação à perda. Sofremos o 1-0 já nos descontos, num lance em que devíamos ter sido mais agressivos e podíamos ter chegado mais perto da bola.

Retificámos algumas coisas ao intervalo que tínhamos de melhorar, principalmente para ligar o jogo entre os médios. Podíamos ter marcado pelo João Mendes, que teria catapultado o jogo para um resultado diferente. Com as mexidas, acabámos por cima, mas o Vitória também ficou em inferioridade numérica. Tivemos vários jogadores que se estrearam na I Liga, esse fator de ser a primeira vez que jogavam pode ter trazido ansiedade, mas com o decorrer do jogo, viram que têm qualidade e valia para jogar a este nível. Tenho a certeza que muitos deles podem almejar jogar em outros patamares.