Só podemos esperar que as condições meteorológicas colaborem.

inda estamos no começo da semana mas, se por acaso já se encontra a fazer planos para a sexta-feira, dia 12, sugerimos que guarde alguns minutos para admirar aquela que será a última Super Lua de 2022 e também uma chuva de meteoros.https://15fbe389ce21fb1fd9ed0347751a583c.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Será às 01:36 (hora de Lisboa) na madrugada de sexta-feira para sábado que a Lua (em fase de lua cheia) estará no ponto da sua órbita em que se encontra mais próxima da Terra. Notar que, só em 2022, os aficionados pela observação do céu noturno já conseguiram observar por três ocasiões uma Super Lua, sendo esta a quarta e última do ano.

Esta noite de sexta-feira ficará ainda mais especial com aquela que é a maior ‘chuva de estrelas’ deste verão – as Perseidas, também conhecidas como ‘Lágrimas de São Lourenço’. Esta chuva de meteoros, que decorre entre os dias 17 de julho e 24 de agosto, é o resultado da passagem do cometa 109P/Swift-Tuttle e atingirá o seu pico entre os dias 12 e 13 de agosto.

A par da Super Lua, os observadores do céu noturno poderão ver uma média de 110 meteoros por hora, o que deverá contribuir para uma noite muito especial. Resta agora aguardar pela colaboração das condições meteorológicas.