Gil Vicente e Famalicão empataram hoje 0-0, em Barcelos, num duelo minhoto da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O Gil Vicente somou o segundo jogo sem vencer no campeonato, depois da derrota em Arouca (1-0), enquanto o Famalicão conquistou o primeiro ponto, após os desaires no Estoril (2-0) e na receção ao Sporting de Braga).

A formação de Barcelos, comandada por Ivo Vieira, segue no 13.º lugar, com quatro pontos, juntamente com Estoril, Casa Pia, Sporting, Desportivo de Chaves e Vizela, enquanto o Famalicão ocupa o 16.º e antepenúltimo posto, com um, em igualdade com Santa Clara e Rio Ave.

A formação de Barcelos segue no 13.º lugar, com quatro pontos, juntamente com Estoril, Casa Pia, Sporting, Desportivo de Chaves e Vizela, enquanto o Famalicão ocupa o 16.º e antepenúltimo posto.

Ivo Vieira, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após igualdade (0-0) frente ao Famalicão:

«A primeira parte foi mais equilibrada, perante uma equipa em que a classificação não espelha a qualidade que tem. Sabíamos que íamos ter uma tarefa complicada e na primeira parte o golo podia ter surgido para qualquer uma das partes.

Na segunda estivemos melhores, dominamos mais o jogo, criámos mais oportunidades de golo, mas com o adversário a espreitar algumas transições. É um resultado menos conseguido da nossa parte, porque se houvesse um vencedor tinha de ser o Gil Vicente. Vínhamos de um resultado que nos magoou e estes homens estiveram até ao último minuto a tentar vencer o jogo. Estamos na luta para fazer mais e melhor.

[exibição de Navarro e a possível saída] O Fran [Navarro] é um profissional de excelência. Sabemos que todos os jogadores quando são aliciados por outros que isso provoca alguma ansiedade, todos nós queremos o melhor para a nossa vida. Não quero dizer que ele não está bem aqui porque ele é um jogador de grupo. É um jogador de muito trabalho e dedicação e que tem um compromisso enorme com o Gil. Aquilo que é o treino, aquilo que é compromisso, aquilo que é o ambiente de balneário, é um exemplo a seguir.

[Vítor Carvalho e Aburjania em simultâneo no jogo] Eram dois jogadores que iriam cumprir melhor o nosso processo defensivo porque o Famalicão tinha uma estrutura em que joga com os médios largos, embora hoje tenha jogado de forma diferente. Foi uma questão tática. Muitas vezes as minhas opções têm a ver com a estratégia para o jogo e não só com o treino.»

Rui Pedro Silva, treinador do Famalicão, na sala de imprensa, após igualdade (0-0) frente ao Gil Vicente:

«Entrámos melhor, podíamos ter marcado logo a abrir. Depois tivemos mais oportunidades e um golo anulado, por isso acho que merecíamos mais deste jogo.

Éramos uma equipa que estava a sofrer bastantes golos. Recordo que o Gil é uma equipa que produz bastante jogo ofensivo e acabámos por conseguir o primeiro objetivo, que era não sofrer golos. A partir daí, tenho a certeza de que estou a ganhar uma equipa. Os centrais jogaram juntos pela primeira vez e pelo que vi hoje estou a ganhar uma equipa e o próximo passo é marcar golos.

[que importância tem não sofrer golos?]  Para mim é muito importante. Primeiro passo antes de pensar em marcar, é preciso não sofrer. É preciso ter uma equipa equilibrada, uma equipa estável, preparada para defender em qualquer momento do jogo. Hoje vimos uma equipa capaz para defender e uma equipa capaz para marcar. Não aconteceu porque são decisões que são trabalhadas.

[exibição de Pedro Brazão e a saída de Ivo] Eu tenho um aspeto de avaliação que vocês não têm, que são os treinos e o Brazão tem vindo a demonstrar em treino mérito para fazer parte da equipa, quer como titular, quer como suplente utilizado. É um jovem que estamos a trabalhar e que precisa de crescer em determinados aspetos do jogo. O Ivo vem de uma paragem de três semanas sem treino e acusou o cansaço de quem tem uma semana de treinos.»