A fotografia mostra duas mulheres a beijarem-se na residência oficial com um sinal que diz “Finlândia”

Sanna Marin, a primeira-ministra finlandesa, pediu desculpa esta terça-feira por uma foto polémica tirada na sua residência oficial. A fotografia divulgada nos meios de comunicação finlandeses mostra duas mulheres – duas famosas influencers – a beijarem-se, em topless e com um sinal que diz “Finlândia”.

A fotografia poderia ter passado despercebida e não ser associada a Sanna Marin, mas o momento foi registado na sua casa. “Penso que a fotografia não é apropriada, peço desculpa por isso. Tal fotografia não deveria ter sido tirada”, disse a primeira-ministra.

Marin confirmou que aquele momento aconteceu em Kesaranta, depois do festival de música Ruisrock, que decorreu de 8 a 10 de julho. “Fomos para a sauna, nadamos e passámos tempo juntas”, descreveu a primeira-ministra. “Esse tipo de fotografia não devia ter sido tirada, mas além disso, nada de extraordinário aconteceu nesta reunião”, afirmou.

A semana passada, Sanna Marin apareceu em vídeos de uma festa, em que surge divertida a dançar e a cantar com celebridades. Nas imagens aparece também o deputado e presidente da Câmara Municipal de Tampere, Ilmari Nurminen, a cantora Alma e a irmã, Anna, a apresentadora Tinni Wikström, a locutora Karoliina Tuominen, o estilista Vesa Silver e a fotógrafa Janita Autio.

Nos vídeos, que parecem ter sito retirados do Instagram, e que foram difundidos pelo Iltalehti, Marin parece divertida, mas as reações às imagens não foram todas positivas. Em conferência de imprensa, dada esta quinta-feira de manhã, a primeira-ministra disse que não tinha “nada a dissimular ou a esconder”. “Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas legais”, garante, acrescentando que não bebeu demais. Sanna Marin referiu ainda que confiava que os vídeos tivessem ficado na sua esfera privada: “E confiei que, como os vídeos são privados e publicados num evento privado, não seriam partilhados”.

Depois da polémica, Sanna Marin decidiu fazer um teste de drogas ao qual testou negativo.

In ” A Visão”