Foi um dia de sol e de alegria para o público que rumou a Palmeira para a II Demonstração de POP Cross promovida pela Junta de Freguesia de Palmeira. As Citroen 2CV dominaram as atenções numa das poucas pistas do país com capacidade para acolher este tipo de demonstração.
Foi junto ao Circuito de Palmeira que a autarquia local organizou este evento que, na ótica de César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, poderá vir a crescer.
“A freguesia de Palmeira está intimamente ligada ao desporto automóvel, mas também há realização de grandes eventos. Esta é a segunda edição de uma demonstração que tem atraido muitos palmeirenses e demais bracarenses. Não se tratou de uma competição oficial, mas apenas de um evento demonstrativo que objetiva dar a conhecer a paixão que muita gente tem pelas Citroen 2CV”, disse César Gomes.
No mesmo sentido surgiram as palavras de Rui Lages, uma das pessoas que ajudou a tornar possível este evento.
“Hoje Palmeira acolhe uma prova de demonstração de POP Cross para que o público possa ver os carros e apreciarem as manobras, ajudando a fazer crescer a modalidade. Os automóveis sempre foram carros, mas isto é uma modalidade barata e permite a qualquer pessoa que tenha um Citroen 2CV participar nestas provas. Hoje estamos aqui na desportiva, como se costuma dizer. Há uma igualdade de carros e quem tem unhas toca viola”, disse Rui Lages, que elogiou a postura da autarquia local.
“Para uma autarquia que não tenha nenhum César – presidente de Junta de Palmeira – vai ser complicado receber este tipo de eventos”, disse.
Amaro Nogueira, outra figura ligada ao POP Cross, também ajudou a promover este evento.
“É uma demonstração com algum espírito competitivo, isto dentro dos 2CV de POP Cross. Isto começou, creio, entre 73 e 74, mas agora há uma nova geração. Há alguns clubes e aos poucos vamos fazendo com que o POP Cross possa continuar”, disse Amaro Nogueira que aproveitou ainda para “agradecer ao presidente da Junta de Palmeira que disponibilizou este espaço, que também dá para Autocross, para a realização desta demonstração”.