O negócio foi comunicado esta segunda-feira à CMVM e implica a aquisição de 260.000 ações do clube português à Olivedesportos.

O Qatar Sports Investments, dono do clube francês Paris Saint-Germain (PSG), anunciou a compra de 21,67% do capital social do Sporting Clube de Braga, comunicou esta segunda-feira o clube português à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Estas ações eram detidas pela Olivedesportos.

“O Qatar Sports Investments (QSI), grupo com investimentos em várias marcas e negócios desportivos líderes a nível mundial, anunciou a assinatura de um acordo de compra de ações com a Olivedesportos, SGPS, S.A. referente à aquisição pela QSI de 21,67% do capital social do Sporting Clube de Braga – Futebol, S.A.D (SC Braga)”, refere o clube em comunicado. Está em causa a aquisição de “260.000 ações escriturais e nominativas de categoria B”.

Já na informação divulgada à CMVM, o clube esclarece que a transmissão das ações está sujeita a um termo de 60 dias, “bem como à verificação de um conjunto de condições na data da efetiva transmissão das ações, sem prejuízo da atribuição imediata (imputação) à Qatar Sports Investments dos direitos de voto inerentes às ações”.

A SAD indica que estes direitos de voto são também imputáveis ao Estado do Qatar, enquanto entidade com poder de controlo sobre Qatar Sports Investments.

A Bloomberg avança, citando uma pessoa próxima do acordo, que a aquisição implica uma valorização de 90 milhões de euros para o Braga, com base na expectativa de aumento de rendimentos televisivos, quando os direitos de transmissão forem negociados – algo que se espera que aconteça em 2027.

A Qatar Sports Investments é um dos principais grupos do desporto mundial. Além de proprietário do Paris Saint-Germain, é igualmente conhecido pela criação do Premier Padel, circuito de Padel profissional líder a nível mundial, e pelos seus investimentos em outros ativos desportivos.

Segundo Nasser Al-Khelaïfi, presidente do grupo, citado no comunicado “a Qatar Sports Investments tem orgulho de investir em empresas e marcas desportivas líderes mundiais, permitindo que estas alcancem todo o seu potencial”.

“Portugal é um país ancorado no futebol – com alguns dos adeptos mais apaixonados e uma das melhores formações de talentos do mundo. O SC Braga é uma instituição portuguesa exemplar – com uma história orgulhosa, uma enorme ambição e uma reputação de excelência, dentro e fora de campo”, afirma o atual presidente do Paris Saint-Germain.

Como investidor e parceiro, acrescenta, “esperamos que o clube inove, cresça e se desenvolva ainda mais – nas equipas masculinas e femininas, bem como em todas as comunidades onde está inserido e negócios que apoia -, à medida que o SC Braga continua a trilhar um caminho ambicioso”.

Também citado no comunicado, António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga – Futebol, S.A.D., diz que “é com muita satisfação que o SC Braga acolhe a Qatar Sports Investments como investidor” do clube, considerando que é o parceiro certo para o clube acelerar o seu crescimento e expansão e para ajudar a concretizar o nosso potencial do SC Braga.

“A extraordinária capacidade da Qatar Sports Investments – com a sua experiência global, ousadia e um histórico de resultados surpreendentes em diversos desportos e negócios – aporta um enorme valor e contribuirá para alcançarmos os nossos planos ambiciosos”, acrescenta o dirigente.