Várias escolas e organizações de Braga estiveram presentes no Pitch de Torres Vedras no âmbito da Bienal l – Cultura e Educação, 2023 RETROVISOR: Uma História do Futuro.
O Plano Nacional das Artes (PNA), no âmbito do seu Manifesto/Estratégia, está a preparar a Bienal Cultura e Educação, 2023 RETROVISOR: Uma História do Futuro onde a criação e a programação para crianças e jovens, a arte e a educação, constituem o motivo para o encontro e a partilha junto das comunidades de jovens, criadores, educadores, mediadores, professores e fruidores.
Este evento, de cariz nacional, pretende refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa que incluirá exposições, performances, atividades formativas e de debate, em torno das áreas artísticas e criativas da dança, teatro, música, cinema, circo, literatura, património e arquitetura.
No seguimento desta iniciativa, os Agrupamentos de Escolas Sá de Miranda, Alberto Sampaio e Maximinos, assim como a CEA – Cooperativa de Ensino Artístico; Eplural – Cooperativa de educação não formal, CRL e o projeto Projet’Arte, com o apoio da Câmara Municipal de Braga deslocaram-se a Torres Vedras para apresentarem os projetos das escolas da cidade de Braga que integrarão a programação da Bienal.
Foi um dia intenso e longo, mas que valeu a pena, pela qualidade dos projetos apresentados que elevam o trabalho educativo que se realiza nas escolas de Braga.