A sessão de abertura e boas-vindas teve lugar ao início da tarde deste sábado, 17 de dezembro, no Hotel de Guimarães, com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara, e do Ministro da Saúde, Miguel Pizarro.

Ao início da tarde deste sábado, 17 de dezembro, no Hotel de Guimarães, teve lugar a sessão de abertura e boas-vindas do X Encontro Nacional de Dadores de Sangue, um evento organizado pela Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) que reuniu as várias associações e grupos de dadores benévolos de sangue com o objetivo de apresentar contributos para o melhor funcionamento do movimento da dádiva de sangue.  

Na sessão de abertura, a mesa foi constituída pelo Ministro da Saúde, Miguel Pizarro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, pela Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Maria Antónia Escoval, pelo Presidente da FEPODABES, Alberto Mota, e pelo Presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães, João Costa.

As intervenções iniciais, de João Costa e de Alberto Mota, alinharam-se na ideia de que o papel dos dadores de sangue é de grande responsabilidade e de que há desafios que se colocam nos dias de hoje que necessitam de resposta, como, por exemplo, a captação dos jovens para a dádiva. Alberto Mota agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio prestado pela autarquia sempre que este é solicitado.

Após a intervenção de Maria Antónia Escoval, que apontou as alterações demográficas e climáticas e as doenças emergentes como os grandes desafios para a dádiva de sangue, e que deixou um “muito obrigada” a todos os dadores em nome do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, referiu que Guimarães, cidade fundacional de Portugal, que faz da sua história uma história feita futuro, estará sempre do lado das associações e instituições de saúde do território, para que “o bem-estar e a saúde da população” não sejam postos em causa. Após elogiar a dedicação de Alberto Mota na defesa da causa que decidiu abraçar, o Edil lembrou a primordial importância do sistema de saúde local, sub-regional, regional e nacional e da sua gestão, lembrando a recente notícia da constituição de uma Unidade Local de Saúde em Guimarães, para a integração dos cuidados de saúde do Hospital com os dos Centros de Saúde e outras entidades.

Domingos Bragança, interpelando o Ministro da Saúde, Miguel Pizarro, disse que está disponível para iniciativas de inovação em saúde e para integrar o grupo de trabalho que foi constituído para a implementação da Unidade de Saúde Local, mas que não deixará de “estar atento” à necessidade de se olhar para Guimarães como um território que serve cerca de meio milhão de cidadãos através do seu Hospital Senhora da Oliveira. “Estarei sempre disponível para, em cooperação com as entidades de saúde, abraçar a causa maior que é a saúde dos Portugueses”, concluiu.

A encerrar a sessão de abertura, Miguel Pizarro, Ministro da Saúde, agradeceu a todos os dadores benévolos de sangue pela dedicação e altruísmo, dizendo que em Portugal os mais de 100 mil dadores são de grande importância para o Sistema Nacional de Saúde, que reputou como uma das conquistas mais importantes na democracia portuguesa. O Ministro da Saúde disse ainda valer a pena viver “num país onde as pessoas se portam assim”, numa alusão ao espírito de solidariedade de todos os que, de uma forma desinteressada, doam sangue.

O X Encontro Nacional de Dadores de Sangue servirá ainda para apelar a todas as pessoas saudáveis, sobretudo aos jovens, para doarem sangue, escolhendo nesta quadra o lema “Melhor prenda deste Natal – Dê Sangue, Dê Vida”.