Segundo um inquérito da Deco Proteste sobre a qualidade de vida nas cidades, aos quais responderam cerca de 3.500 participantes, os habitantes de Viseu, Leiria e Braga são os que se encontram, em geral, mais satisfeitos com o local onde vivem. A estas três primeiras cidades, junta-se, em quarto lugar, Viana do Castelo.

Évora, Lisboa, Porto e Setúbal são as cidades onde os habitantes estão mais desagradados, de acordo o inquérito revelado esta segunda-feira.

Das dez vertentes avaliadas, o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos são as que têm maior impacto na qualidade de vida nas cidades.

Para avaliar o grau de satisfação dos portugueses com vários aspectos da cidade onde vivem, a Deco Proteste enviou, em Outubro e Novembro de 2020, um questionário online aos subscritores das revistas e a uma amostra proporcional da população adulta residente nas cidades seleccionadas.

O inquérito foi realizado aos habitantes das 12 capitais de distrito com mais população: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

No total, os resultados são baseados em 3.487 respostas válidas, que espelham as opiniões e as experiências dos inquiridos.

QUALIDADE DE VIDA

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de qualidade de vida é a “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações”.

A qualidade de vida inclui aspectos relacionados com a saúde, com o bem-estar físico, funcional, emocional e mental, mas também factores como as amizades, a família, o trabalho, entre outros, que não se encontram directamente relacionados com a saúde enquanto conceito hermético.

LISTA

1 – Viseu,

2 –  Leiria

3 – Braga

4 – Viana do Castelo

5 – Coimbra

6 – Castelo Branco

7 – Aveiro

8 – Faro

9 – Setúbal

10 – Porto

11 – Lisboa

12 – Évora