Vereador da Cultura e do Turismo, Paulo Lopes Silva, debateu a cultura em tempos de pandemia, o investimento na digitalização e o foco na criação de um ecossistema para a criação.
O 8º Congresso Europeu de Governos Locais, que se realizou esta terça-feira, 7 de março, em Mikołajki, Polónia, contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, que participou no painel “Cultural Institutions in the Municipalities. How to Invest in the Development of Culture in the Region?” – em tradução livre “Instituições Culturais nos Municípios. Como investir no desenvolvimento cultural na região?”
A cultura em tempos de pandemia, o investimento na digitalização e o foco na criação de um ecossistema para a criação, foi o foco da intervenção de Paulo Lopes Silva que salientou ainda a cooperação entre instituições culturais, os instrumentos para os criadores e a programação de vanguarda presente no território vimaranense.
O painel foi moderado por Rafal Skorski, jornalista da TV News24, Poland. Contou com a participação de Agnieszka Pieniazek, Presidente da Direção da Association for Development and Promotion of Podkarpacie «Pro Carpathia», Polónia; de Katarzyna Smolny, Professora Assistente de Wroclaw University of Economics and Business; e de Katarzyna Sobiech, Administradora do Pisz Cultural Center, Polónia.
Participaram no congresso mais de 1800 autarcas de toda a Europa, cabendo a representação de Portugal ao vereador da cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, e ao Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.