Recebeu SMS em nome da Segurança Social? Atenção, pode ser “fraudulenta”

Estão a ser enviadas mensagens de SMS fraudulentas em nome da Segurança Social, alerta o Instituto da Segurança Social.

OInstituto da Segurança Social (ISS) alertou, esta quinta-feira, para o envio de mensagens de SMS fraudulentas em nome da Segurança Social, nas quais são pedidos dados do cartão de crédito bancário.

“Esta mensagem, acompanhada de um link para uma página falsa que utiliza indevidamente a imagem da Segurança Social Direta, indica que o cidadão tem subsídios por receber por parte da Segurança Social e pede o preenchimento de dados do cartão de crédito bancário“, diz o ISS, em comunicado

A recomendação do ISS é simples: “Caso receba uma mensagem idêntica a esta, o cidadão não deve clicar no link“.

“Trata-se de uma ação de phishing que pode ter como objetivo obter informações confidenciais ou extorquir dinheiro ao cidadão, usando a identidade da Segurança Social para o efeito”, explica. 

Contudo, “caso tenha respondido à informação solicitada na SMS, deve contactar de imediato o seu Banco e explicar o sucedido”.

“A Segurança Social NUNCA envia links através de mensagens por SMS nem pede dados bancários (Cartão de Crédito). A atualização do IBAN é feita através da Segurança Social Direta, após autenticação com palavra-chave”, pode ainda ler-se na mesma nota.