Empate a zero na pedreira com a melhor assistência da época.

O SC Braga e FC Porto anularam-se esta noite, com um empate a ‘zeros’ na maior assistência (22.256) da época nas bancadas do Estádio Municipal de Braga, ficando ambos mais longe do líder Benfica, após a 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os comandados de Artur Jorge contabilizaram apenas a segunda igualdade na prova, depois do 3-3 caseiro com o Sporting na ronda inaugural, em agosto, enquanto o conjunto de Sérgio Conceição, que vinha de dois triunfos, somou a quarta igualdade na prova, enquanto que Os ‘dragões’ passaram a contar 58 pontos, enquanto o SC Braga soma agora 56, ficando a 10 e 12 dos ‘encarnados’, que no sábado receberam e golearam o Vitória SC por 5-1.

O SC apresentou-se apenas com uma mudança, com Artur Jorge a fazer regressar Tormena ao ‘onze’ após a lesão que o afastou da goleada imposta em Vizela na ronda anterior (4-0).

No FC Porto, Sérgio Conceição operou quatro alterações em relação à equipa titular do último jogo, face ao Inter Milão, no ‘nulo’ caseiro que ditou o adeus à Liga dos Campeões, na terça-feira.

Rodrigo Conceição e Wendell foram os laterais, Otávio regressou ao meio-campo e Pepê surgiu na sua posição natural, sobre a ala esquerda ofensiva dos ‘dragões’, depois de ter sido defesa direito diante dos italianos.

Mas, as mudanças não resultaram, como o comprovam as precoces saídas de Rodrigo Conceição (ainda na primeira parte) e Wendell (ao intervalo, sendo que também tinha um cartão amarelo).

O FC Porto entrou bem e criou a primeira grande ocasião para marcar, com Taremi a picar a bola sobre Matheus, mas a bola a sair ao lado (12 minutos).

A resposta bracarense surgiu por Bruma, com um excelente trabalho individual na área (16 minutos), e por Abel Ruiz (18), mas Diogo Costa mostrou atenção em ambas.

O Sporting de Braga passou a dominar o jogo e, descontente, Sérgio Conceição fez uma dupla substituição muito cedo na partida, lançando Stephen Eustáquio e Galeno (saíram Rodrigo Conceição e Grujic), o que implicou o recuo de Pepê para o lado direito da defesa.

No reatamento, o FC Porto surgiu com mais uma alteração, com Zaidu no lugar de Wendell. Os portistas entraram mais fortes, empurrando o Sporting de Braga para o seu último reduto – aos 50 minutos, Galeno rematou à meia-volta para uma vistosa defesa de Matheus.

O Sporting de Braga reagiu e Ricardo Horta rematou às malhas laterais em lance com sensação de golo (55 minutos), mas o jogo entrou, depois, numa fase desinteressante, com muitas perdas de bola.

O ‘nulo’ persistia, o que não interessava a nenhuma das equipas, e Artur Jorge refrescou a ala esquerda com Álvaro Djaló (65), o meio-campo com Castro e o ataque com Banza (77), com Sérgio Conceição a apostar em Danny Loader e Veron (81).

A grande ocasião do jogo surgiu pouco depois, aos 86 minutos, com Evanilson, na cara de Matheus, após assistência de Galeno, a rematar ligeiramente ao lado, para desespero de colegas e todo o banco portista.

Artur Jorge lançou Pizzi para tentar dar mais bola ao Sporting de Braga e o internacional português esteve em dois lances que quase resultaram em golo, o último deles, na última jogada da partida, uma ocasião flagrante: diante de Diogo Costa, o médio preferiu assistir Banza, mas Marcano cortou (90+5 minutos).

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o empate sem golos frente ao FC Porto:

[Objetivo do Sp. Braga] «Podemos dizer que temos nove jogos para andar no pódio. Parece-me que o segundo, o terceiro e consequentemente o quarto lugar, estão em aberto para as nove jornadas que faltam».

«Mas, nesta altura há para mim um facto que é mais importante, poder valorizar o trabalho da minha equipa. A minha equipa foi sempre comprometida e ambiciosa, com o hábito da nossa parte de discutir o jogo até ao último minuto; tivemos uma oportunidade de jogar com o nosso adversário direto, temos 27 pontos para conquistar, é este o caminho que temos de fazer. No final olhamos à classificação».

«A sensação que tenho é de insatisfação com o resultado final, gostei muito do comportamento dos jogadores, a equipa foi comprometida, creio que fizemos muito mais para levar apenas mais do que um ponto. Mas, do outro lado tivemos um Porto difícil, que cria dificuldades. Foi um jogo muito intenso, gostei do jogo, fiquei com essa sensação de desconforto, podíamos ter feito o golo no último minuto».

[Três grandes não ganharam em Braga. Significado?] «Nenhuma das três equipas ganhou cá. Em termos de época teremos de fazer as contas no final, percebendo que a época ainda está dentro dos objetivos que nos propusemos. As reais possibilidades de chegarmos ao segundo lugar continuam intactas. Temos de vencer os jogos daqui para a frente, para poder chegar ao segundo lugar, de outra forma ficamos mais próximos do quarto. Acima de tudo temos de ter competência para vencer os nossos jogos e depender de nós próprios para o terceiro lugar».

Balneário após o final, em que os jogadores ficaram no chão ao perder o último lance] «As duas equipas acabaram o jogo no chão face à intensidade do jogo. Foi um jogo vivo, em termos ofensivos tivemos mais situações de finalização, com mais oportunidades claras, tiramos o Porto da sua zona de conforto e tivemos ao longo dos noventa minutos o que eu queria ver. Os atletas sentiram que com um pouco mais de eficácia, de sorte – e não gosto de falar em sorte – estiveram perto de chegar ao objetivo. Sentimos que ficamos perto de ganhar o jogo e de conquistar três pontos».

Conceição prossegue ‘voto de silêncio’ e falta à conferência de imprensa

Técnico já tinha faltado à antevisão do jogo com o Sporting de Braga. Falou apenas na zona de entrevistas rápidas.

Sérgio Conceição continua sem falar à comunicação social. Depois do empate sem golos na visita ao Sporting de Braga, o treinador do FC Porto não realizou a habitual conferência de imprensa pós-jogo.

Conceição acabou por dar a sua opinião sobre o encontro na zona de entrevistas rápidas, mas tomou uma posição que já aconteceu por diversas vezes em situações anteriores.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – FC Porto, 0-0.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Tormena, Niakaté, Sequeira, Al Musrati, André Horta (Castro, 77), Iuri Medeiros (Banza, 77), Bruma (Alvaro Djaló, 64), Ricardo Horta e Abel Ruiz (Pizzi, 89).

(Suplentes: Tiago Sá, Paulo Oliveira, Serdar, Borja, Castro, Racic, Pizzi, Alvaro Djaló e Banza).

Treinador: Artur Jorge.

– FC Porto: Diogo Costa, Rodrigo Conceição (Galeno, 39), Fábio Cardoso, Marcano, Wendell (Zaidu, 46), Grujic (Stephen Eustáquio, 39), Uribe (Veron, 81), Otávio, Pepê, Taremi (Danny Loader, 81) e Evanilson.

(Suplentes: Cláudio Ramos, David Carmo, Zaidu, Stephen Eustáquio, André Franco, Galeno, Veron, Danny Loader e Toni Martínez).

Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Wendell (33), Niakaté (82), Otávio (87), Alvaro Djaló (89) e Victor Gómez (90+3).

Assistência: 22.256 espetadores.