Em 2025, Braga será Capital Portuguesa da Cultura, um título que surge como um legado da candidatura finalista da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027. O evento de apresentação pública da iniciativa Braga – Capital Portuguesa da Cultura 2025 terá lugar no próximo dia 12 de Abril, às 11h30. O lugar escolhido para este momento é o antigo balcão do Banco Santander, parte integrante do edifício do Theatro Circo. A parcela do imóvel, que se encontrava alienada, foi recentemente adquirida pelo Município de Braga, e será colocada ao serviço da Cultura da Cidade.

O painel do evento será composto por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Cláudia Leite, administradora executiva do Teatro Circo de Braga e coordenadora da equipa de missão da Braga’27.

No evento serão partilhados os próximos passos do projecto da Capital Portuguesa da Cultura 2025, que dará continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Braga’27, o projecto de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027.

No dia 7 de Dezembro do ano passado, a presidente do painel de peritos internacionais responsável pelo processo CEC, Beatriz Garcia, anunciou em conferência de imprensa que Évora era a cidade recomendada pelo painel para acolher a iniciativa. A presidente do júri sublinhou no seu discurso a qualidade extraordinária das quatro propostas finalistas e de todo o processo CEC português.

No seguimento do reconhecimento da qualidade do trabalho das quatro cidades finalistas, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou na conferência a implementação da iniciativa da Capital Portuguesa da Cultura. Esta iniciativa arrancará já em 2024 com as três cidades finalistas que não foram vencedoras do processo CEC: Aveiro, Braga e Ponta Delgada. Aveiro receberá o título em 2024, Braga em 2025 e Ponta Delgada em 2026. A cada cidade será atribuída a dotação orçamental de 2 milhões de euros para implementar o seu projecto.

Em 2027 o foco estará em Évora, que será Capital Europeia da Cultura, e a partir desse ano outras cidades poderão receber o título de Capital Portuguesa da Cultura.