PJ apreende “cerca de 4,2 toneladas de cocaína” dissimulada em bananas

Esta apreensão de cocaína é a maior efetuada este ano em território nacional e uma das maiores dos últimos anos.

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 4,2 toneladas de cocaína dissimulada em paletes de fruta nos últimos dias, em Portugal, foi anunciado esta segunda-feira.

A droga tinha origem na América do Sul e entrou no país através do Porto de Setúbal.

“A droga em causa, que apresenta um elevado grau de pureza, foi transportada até Portugal por via marítima dissimulada num carregamento de fruta em paletes, mais concretamente de bananas, que entrou em território nacional, através do Porto de Setúbal”, refere a PJ em comunicado.

A apreensão, realizada através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, “é resultado da intensa atividade de recolha de informação desenvolvido pela Polícia Judiciária, em estreita articulação com as autoridades de outros países e com diversas entidades nacionais”.

A PJ frisa que, em termos de quantidade, esta apreensão é a maior deste ano em Portugal e uma das maiores dos últimos anos.

A PJ conseguiu infligir às organizações criminosas envolvidas neste caso “um rude golpe financeiro” – quer a nível de investimento, quer aos elevados proveitos do crime caso tivesse chegado ao mercado da distribuição ao consumidor.

Na terça-feira às 11h30 serão dados mais esclarecimentos na sede da PJ, em Lisboa.