Será a primeira autoestrada eletrificada do planeta.

A Europa está unida no seu caminho para a eletrificação, mas a Suécia quer dar um passo em frente e anunciou que, depois de vários projetos piloto, vai construir a primeira estrada eletrificada do mundo.

Esta estrada vai poder carregar a bateria de automóveis e outros veículos elétricos, enquanto estes se encontram em andamento. O objetivo é estar concluída entre 2025 e 2026.

A Trafikverket, Administração de Transportes da Suécia, selecionou a E20 para ter uma secção de 21 quilómetros capaz de fornecer energia aos veículos elétricos.

Apesar de esta estrada ainda não ter sido inaugurada, a Suécia já pensa mais à frente e o objetivo do país escandinavo é que daqui a 12 anos, ou seja, em 2035, haja cerca de 2.900 quilómetros de estradas eletrificadas.

“Pensamos que a solução de eletrificação é o caminho a seguir para descarbonizar o setor dos transportes e estamos a trabalhar com uma série de soluções”, afirmou Jan Petterson, diretor de desenvolvimento estratégico da Trafikverket.

Para já, não está ainda definido o tipo de carregamento que esta primeira estrada utilizará. Estão três possibilidades em cima da mesa: catenária, indução (solo) e condutor (solo).